domingo, 6 de maio de 2018

SINTRA: SR. PRESIDENTE DA CÂMARA, REVÊ-SE NISTO?

Um Plano desestruturado

Os pormenores e resultados das "alterações de trânsito" impostas desde 26 de Março deste ano, pelas suas consequências, obrigam à responsabilização dos decisores.

Nesse contexto, ou o Senhor Presidente da Câmara se revê no que foi implementado e torna-se co-responsável ou, não se revendo, terá de tomar medidas enérgicas.

Em qualquer das situações, pelos contornos visíveis (haverá invisíveis?), a demissão do ou dos responsáveis será sempre - em termos políticos - uma medida higiénica.

Contará Sua Excelência com conselheiros que o sosseguem de não ser organizada uma manifestação pública de descontentamento pelos erros cometidos?

Será muito útil a Sintra que Sua Excelência - energicamente - tome medidas para inverter os danos causados por este Plano, crentes que não o assumirá como Seu.

Amostras inacreditáveis

Com as "alterações de trânsito" efectuadas, o Largo Ferreira de Castro passou a ser o novo  local de concentração de viatura no Centro Histórico de Sintra. 

Estranhamente - como mau indicador - nesse Largo nenhuma autoridade permanece para ajudar ao respeito pelos residentes e disciplinar a circulação. 

Ora, no anúncio camarário, a Estrada da Pena teria um só sentido - ascendente - mas  temos anarquia, com carros e triciclos a descerem...até inversões de marcha...  

O pandemónio no Largo Ferreira de Castro e início da Estrada da Pena (dois veículos em sentido contrário)

Custa-nos a acreditar que o Senhor Presidente da Câmara não se tenha ainda deslocado aos pontos mais problemáticos da circulação rodoviária. 

Nem acreditamos que esteja tão confiante nos resultados, eventualmente a partir de boas-novas que pretendam fazê-lo acreditar que #é este o caminho". 

Se Sua Excelência fizer alguns dos percursos de bicicleta (apesar de Sintra não ser  Amesterdão) ou a pé, poderá recolher imagens como as que seguem:


No Largo Dr. Gregório de Almeida (identificamos melhor...é o Largo onde há um Pelourinho e a Igreja da antiga Misericórdia) lá está a paragem dos autocarros.

Sem autocarros, na ilusória paragem muitos turistas esperavam, valendo-lhes alguém que os ia avisar. Não achará que isto tem contornos de brincadeira carnavalesca?

Então os "residentes" colocaram um plástico negro (Naturalmente Sua Excelência preferiria outra cor") explicando das razões de tão insólito (mas útil) saco.


Isto é, os residentes, como cidadãos responsáveis mas nem sempre bem tratados por políticos locais, substituíram-se à Câmara no respeito devido aos visitantes.

Senhor Presidente da Câmara, Sua Excelência discordará de nós ao dizermos que isto é uma vergonha? Que isto não é de aprendizes? Mais de 30 dias depois...

Iremos mostrar mais qualquer coisa (não excluímos que alguém louve os envolvidos pelo trabalho executado e promessas em curso) para mais completa avaliação.

Volta do Duche (sentido Nascente/Poente)

Com as "alterações", a Volta do Duche passou a ter sentido normal de Poente para Nascente, o que Sua Excelência confirmará com muita facilidade. 

Se tentar este percurso a pé (por favor bem cedo para que não sofra com a poluição) verá que os sinais assinalados a vermelho estão de Nascente para Poente.

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra,

Lê-se no site da Câmara que Sintra é o "Melhor Município da Área Metropolitana de Lisboa", mesmo sabendo-se que no site não há espaço para a Oposição...

Como é possível que as "alterações no trânsito" se tenham enchido de tantas situações anómalas, justificando legítimas dúvidas sobre a sua (do trânsito) ligeireza?

Arrastam-se..há 40 dias, comprometendo o bom nome de Sintra como destino turístico e prejudicando os munícipes que todos os dias precisam de se deslocar. 

Neste quadro - porque não #é este o caminho prestigiante para Sintra - Sua Excelência  começa a não ter espaço de manobra face ao arrastamento verificado.

Em tese, para que Sua Excelência não se sacrifique mais, resta-nos garantir que há Sintrenses com letra grande, credíveis e capazes de resolver o nosso futuro.

É neles - que não se revêem nisto - que depositamos todas as esperanças.

Sintra não merece isto. 


Sem comentários: