segunda-feira, 12 de março de 2018

SINTRA: PLANO DE PORMENOR QUÊ? ABRUNHEIRA-NORTE?

"É um dos investimentos mais importantes que Sintra teve, senão o mais importante". (Basílio Horta, edição do Público 23.10.2014)

Em 5 de Novembro de 2014 a CM de Sintra deu conhecimento da Discussão Pública do Plano de Pormenor da Abrunheira Norte, alargando-a até 5 de Janeiro de 2015.

Segundo a Autarquia (Público, 23.10.2014) tal investimento rondaria  os mil milhões de euros (sempre milhões) e seriam criados 600 postos de trabalho.

Após contestação pública, ao Jornal da Região e título "Câmara de Sintra quer recuperar plano da 'cidade da Sonae' junto ao IC19", Basílio Horta dizia o projecto representar "125 milhões de investimento e cerca de 2000 postos de trabalho".

Custa-nos a acreditar que, entre as as notícias do Público e o dito ao Jornal da Região, a décalage se deva a afirmações de uma mesma pessoa, Sua Excelência. 

E o Plano, que em 2014 era "um dos investimentos mais importantes que Sintra teve", não passou de palavreado, iludindo com promessas os munícipes e residentes:


  • Ampliação da Escola Básica da Abrunheira;
  • Construção de uma Unidade de Saúde Familiar Pública;
  • Dois Hotéis (um já aprovado);
  • Recuperação de armazéns em ruínas para escritórios;
  • Um Hospital Privado com 15.000 metros quadrados;
  • Até uma Augi (a 64) seria totalmente recuperada.

As promessas tinham preço: - "Área Comercial" com 24.000 m2 e 17 construções, uma com 5 andares e 15 metros de altura, outra com 12 e 15 com 9 metros.

Entre "sessão de trabalho" ao ar livre e nada feito

Ainda vemos aquela sessão de trabalho ao ar livre...mapas e plantas...

Mas Basílio Horta não conseguiu adaptar uma área nobre com capacidade para resolver problemas de proximidade a Sintra num "parque industrial requalificado".

E Porquê? Porque a resistência de cidadãos e movimentos democráticos apresentou fortes motivos contra o atentado previsto à imagem de aproximação a Sintra. 

Hoje, aquele território que poderia servir a Sintra com zona de um terminal rodoviário ou de investimentos turístico de alta qualidade, continua como a seguir mostramos: 



Fica para o Livro Histórico das afirmações de Sua Excelência.

Fará parte dos anais das políticas inconsequentes, pulverizadas de flashes publicitários, de números trocados e ampliados, de ilusões programadas para votos.

Outras entraram na calha da promessa fácil, da imprecisão, do jogo de palavras. 

É triste que Sintra a isto tenha chegado. 

Sintra não merece isto. 


Sem comentários: