segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

SINTRA..."ISTO FUNCIONA"...AMBIENTE, SMAS E POLUIÇÃO

Em 28 de Marco de 2017, na nossa página no Facebook, mostrámos as fotos abaixo reproduzidas e nesse mesmo dia enviadas ao Exmo. Ministro do Ambiente num alerta para a devida actuação face às situações em que as descargas ocorrem: 

Descarga de um produto negro que assentou no fundo e os patos ao movimentarem-se levantavam 


Enviámos, também uma outra, por sinal bastante chocante, de poucos dias antes:


Tivemos o cuidado de alertar o Senhor Ministro para o facto do SEPNA da GNR dar seguimento para os SMAS de Sintra, a fim de serem feitas as devidas análises.

Se funciona? Então não havia de funcionar?

Em 27 de Dezembro (9 meses após o alerta) recebemos o gostoso  Ofício 3625 do "Secretariado de Apoio" ao "Senhor Chefe do Gabinete do Senhor Secretário de Estado do Ambiente" (assim mesmo...) cujo teor não resistimos a divulgar:
"Assunto: Poluição ambiental junto ao Jumbo Sintra
Na sequência do v/ E-mail de 28-03-2017, relativo ao assunto em epígrafe, informa-se V. Exa. que foi realizada uma ação de fiscalização ao local, não tendo sido verificada, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P  (APA) a existência de descargas e/ou escorrências para a linha de água existente. Foi ainda verificada a inexistência de caudal na linha de água a montante da zona do Centro Comercial existindo, no entanto, caudal a jusante. 
Mais se informa que foi solicitada informação ao SMAS de Sintra sobre as reclamações associadas a descargas de águas residuais na ribeira da Azenha, troço junto ao Jumbo de Mem Martins. O SMAS de Sintra esclareceu que tem vindo a efectuar o levantamento das linhas de água e respectivas bacias de drenagem, que confluem para a referida ribeira, bem como da rede pluvial associada; no decurso deste trabalho foram eliminados pontos de ligação indevidos de águas domésticas à rede pluvial. Adicionalmente, ainda de acordo com os SMAS de Sintra, têm sido executadas melhorias na rede de drenagem, encontrando-se prevista a implantação de outras medidas"
Mentirosos seremos nós...

A confiável Agência Portuguesa do Ambiente fiscalizou e não verificou a existência de "descargas e/ou Escorrências para a linha de água". 

Os SMAS de Sintra fala em "levantamento das linhas de água e respectivas bacias de drenagem", em "rede pluvial", "pontos de ligação indevidos de águas domésticas à rede pluvial" e "executadas melhorias da rede de drenagem". 

Sobre as descargas, nitidamente químicas pelo que se vê, a primeira não viu...a segunda fala de outro contexto, que não a análise das águas e de onde correram. 

Desta forma, fica-nos a convicção de que "Isto funciona", o "Ambiente" está bem protegido, as entidades que fazem as descargas estão rigorosamente fiscalizadas... 

Temos, pois, a "Poluição que merecemos", isto é, estamos protegidos.

Nós, isso sim, que alertamos, acabamos por ser tidos como mentirosos...

A sentida alegria de não sermos mentirosos



Em 13 de Outubro passado, depois de mais uma descarga feita nessa manhã, dirigimo-nos também aos SMAS, desta vez mostrando a boca de saída da poluição, para que não existissem dúvidas sobre a proveniência...nitidamente "não doméstica". 

Em 24 desse mês (apenas 11 dias depois) os SMAS informaram: "(...) estes Serviços tiveram conhecimento da referida descarga pela firma Resiquímica, no próprio dia da ocorrência da parte da manhã, via telefone, tendo sido identificado um entupimento na rede de colectores industriais, com um extravasamento para a rede pluvial (interna) e descarga na ribeira em frente ao Jumbo."


Caros visitantes, retirem as conclusões entre a informação da Agência Portuguesa do Ambiente (e fotos superiores) e dos SMAS (fotos de baixo). 

Será esta a imagem que devemos ter de como funciona a Defesa do Ambiente?




Sem comentários: