segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

SINTRA: SR. PRESIDENTE...3 ANOS À ESPERA DA REMOÇÃO

Triste aniversário no Centro Histórico

Completam-se hoje três (3) anos sobre a denúncia que aqui fizemos sobre a agressão ao Património da Unesco (por favor clique para rever).

Em 18 de Dezembro de 2014 iniciou-se a montagem de uma pesadíssima estrutura metálica na frontaria do Hotel Central, danificando azulejos protegidos.

De imediato deu-se o alerta. A Alagamares insurgiu-se junto da Câmara e da Unesco. Um Despacho da Lusa, em 30.12.2014, anunciava o Despacho de Embargo em 29.12. (entretanto a montagem estava concluída...).  O proprietário estaria ausente.

Quis a infelicidade sintrense que o Despacho de Sua Excelência só surgisse 10 dias depois do alerta, encontrando a Estrutura montada como está hoje...para azar nosso!

Insistiremos em notar a Sua Excelência como era a histórica frontaria do Hotel Central,  com foto do Livro de Estudos Sintrenses...de um Sintrense verdadeiro de seu nome Francisco Costa, que devemos respeitar pelo seu amor a esta Terra:


Também não queremos que Sua Excelência desconheça (ou esqueça) como era o Hotel Central antes de ter sido eleito Presidente da Câmara Municipal de Sintra:

Antes do Dr. Basílio Horta ter sido eleito em 2013 

Agora, voltamos a mostrar o que foi feito uns meses depois de Sua Excelência ter sido eleito. Com à vontade notável - sem actuação firme que o impedisse:

Depois do Dr. Basílio Horta ter sido eleito em 2013

Depois do Dr. Basílio Horta ter sido eleito em 2013

Senhor Dr. Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra, sentir-se-à confortável ao apreciar as duas imagens recolhidas esta manhã? 

Justifica-se que perguntemos a Sua Excelência: O cargo que exerce não o obriga à Protecção do Património Histórico Classificado pela Unesco? Ou a ter decidido a imediata desmontagem da estrutura e recuperação dos azulejos por especialistas?

Que razões terá Sua Excelência para deixar esta gritante ofensa ao Património Sintrense  arrastar-se há 3 anos, quando lhe deveria tirar o sono até à remoção? 

Ainda por cima, pelo que sabemos, conhecendo Sua Excelência muito bem o local. 

Recentemente, na noite televisiva de 1 de Outubro deste ano, lá celebrou a reeleição. Alguém nos tinha dito (sem acreditámos) que o mesmo acontecera em 2013. 

Não cremos, nem aceitamos, que o uso do local seja motivo impeditivo para não decidir a remoção da agressiva estrutura que ofende o Património Histórico de Sintra.

No entanto, começa a tornar-se misterioso que, decorridos 3 (três) anos, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra não tenha conseguido a remoção da estrutura.

Porque será? O que impedirá que a obra seja desmontada e se recupere a imagem  do Património Histórico que a Unesco considerou da Humanidade?

Como é possível que a Autoridade de Sua Excelência não tenha sido exercida para colocar a frontaria na sua imagem original, ficando os autores imunes ao acto?

A quem se devem imputar responsabilidades pela incapacidade da remoção?

Como é possível que situações destas se passem em Sintra?

Sua Excelência ainda estará a tempo de despachar um Inquérito?

Ao vermos Sua Excelência - no dia da reeleição - puxar do pacote de promessas a seis meses, tinhamos a esperança que incluísse a demolição da estrutura.

Como é possível isto passados três anos?  

Que raio de coisas - ou que coisas estranhas - se vão passando em Sintra.

Sintra não merece isto.

Sem comentários: