quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

SINTRA: ...E SE DERMOS NOMES AOS BURACOS?

A Propósito de um buraco histórico

Um destes dias (no que foi tirada a foto que apresentamos) cruzámo-nos um pouco mais acima com elevado quadro municipal que há uns tempos não viamos.

Por razões faciais que omitimos, não o reconhecemos logo. Tinha, garantidamente, passado no local. Numa das últimas vezes que julgamos tê-lo visto, viajava numa carruagem da CP Suburbana acompanhando Basílio Horta.

Como ambos, fora de campanhas eleitorais, viajam - quando em serviço, obviamente - em viaturas camarárias, será, pela conjuntura, pessoa próxima do Edil reeleito.

Não diremos que leia este blogue e saiba há quantos meses falamos no buraco, mas conhecem-se: - O buraco, de baixo para cima vendo-o passar e ele, de cima para baixo, vendo o buraco. Provavelmente sorriem um para o outro. 

Será que já avisou os responsáveis pela gestão de buracos no pavimento? 


Confessamos - e devemos penitenciar-nos - que não registámos a data em que este buraco nasceu e se desenvolveu. Por isso não comemoramos a sua longevidade. 

Sabemos que muito mais tempo passou do que 6 meses, período que lhe daria direito a ser enquadrado nas obras prometidas quando do "Vão ver...Vão ver" que o reeleito Presidente da Câmara citou no Hotel Central frente à câmara da RTP. 


Não sabemos se deve ser a Câmara ou a União de Freguesias a providenciar a reparação, admitindo até a complexidade de requerer um orçamentista, um fiscal de calçadas e um técnico a arranjar, eventualmente um agente para controlar o trânsito.

E se um retrovisor alto bater na cabeça de um peão? 

O buraco não tem culpa que as pessoas tropecem, arrisquem a segurança, tenham de caminhar pela via de circulação automóvel com crianças dentro de carrinhos.

O buraco tem donos...os donos dos buracos que se espalham por aí fora...

É a Câmara que não fala com a Freguesia? É a Freguesia que não quer falar com a Câmara? Esta obra pela sua profundidade requer orçamento especial?

E temos mais, a quem atribuir responsabilidades se alguém sofrer um grave acidente com uma queda nesta falta de degraus sem protecção? Ou serem repostos?


Não digam que não sabiam. Não alijem responsabilidades. 

Quando se exaltam os milhões (acumulados à custa de não se gastarem nestas e outras reparações) será sempre bom haver contenção no que se propala...

Senhores Presidentes, qual de Vós tem poder para resolver isto?

Seria uma onerosa e excelente prenda de Natal.

Todavia, sabendo-se que "este foi o caminho" prometido, fica a sugestão de, a cada buraco, se atribuir o nome de um politico, com reflexos no seu prestígio. 

"Cada político no seu buraco", seria slogan para próxima campanha. 


Sem comentários: