segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

SINTRA...DESEMPREGO E MEIA-INFORMAÇÃO CAMARÁRIA

Quem passar pelo site da Câmara Municipal de Sintra, pode correr riscos de ficar iludido, caso não consulte melhores fontes (por favor clique para rever). 


Em simultâneo, não admiraria que um ou outro entertainer mais ousado fizesse a exaltação de tamanhas virtudes na redução do desemprego em Sintra, porque a notícia quase sugere um resultado fantástico, certamente devido a medidas sem paralelo...

Um dado a ter em conta é que grande parte dos sintrenses (se não a maior parte) desloca-se para concelhos vizinhos onde se encontram os seus postos de trabalho. A corroborar isto, os milhares que ocupam comboios e entopem as vias rodoviárias. 

Outro dado, as grandes superfícies apresentadas como fontes jorrando empregos (os políticos são uns exagerados...) vão reduzindo cada vez mais os postos de trabalho.

Isto é, a eliminação de postos de trabalho no pequeno comércio que foi destruído, não foi compensada com mais postos de trabalho nas grandes superfícies.

Voltemos ao aparente brilharete camarário

"Desemprego desce em Sintra"...grande título que omite dados relevantes, nomeadamente que no período em análise o Desemprego desceu em todo o país. 

Mas a notícia do site oficioso da Câmara (aliás que apenas está ao serviço de uma parte dos nossos representantes, já que a Oposição não tem lá espaço) não diz mais.

Não diz que no período citado (Outubro de 2013-Outubro de 2016) o Desemprego reduziu a nível Nacional 30,127%, enquanto que em Sintra ficou pelos 28,742% !!!!

Para ajudar a compreender, em Outubro de 2013 Sintra tinha 3,1519% (20775 desempregados) do total Nacional e em 2016 eram 3,214% (14804 desempregados), pelo que a quota-parte sintrense em vez de reduzir ou manter-se aumentou.

Mais um dado que o site não refere num trabalho fraco em que só serve o título: Em Outubro de 2013 havia um equilíbrio entre Homens e Mulheres (49,17% - 50,83%) que se modificou significativamente em 2016 (44,8% - 55,20%), sem que fosse citado. 

Terá Sua Excelência o Presidente da Câmara pensado melhor nestes números antes de serem publicitados? Quem fez o trabalho de casa que seria devido? Quais as razões do aumento em  4,37% de Mulheres Desempregadas?

"Desemprego desce em Sintra", tal como apresentado pode ter várias interpretações que Sua Excelência, certamente desejoso da maior transparência, não aprovará. 

Esperemos melhores dias, em que um prometido Plano garanta melhores conteúdos...


Nota: esperemos que não venham falar dos últimos 12 anos sobre este tema


Sem comentários: