domingo, 30 de outubro de 2016

HOJE É DOMINGO...PROCURA CULTURA? VAMOS A VARSÓVIA...

O nosso projecto de visita à Polónia era de tal forma extenso que tivemos de optar apenas por Varsóvia. Provavelmente teremos de lá voltar porque dois dias não chegam. 

Venham daí, dêem-nos o prazer da vossa companhia nas andanças pelo mundo.

Precisa de um agasalho porque a temperatura rondará os 8 graus e terá uns chuviscos. 

A viagem hoje é acessível. Por cerca de 250 euros (ida e volta) a Lufthansa leva-nos a Varsóvia onde chegaremos pouco depois do meio-dia local (voo LH1793 de Lisboa). 

Varsóvia é uma belíssima cidade que nos encanta e mostra-nos recantos e imagens que ficarão para sempre na nossa memória.

Passaremos pela casa on de viveu Marie Curie, a primeira mulher a receber o Prémio Nobel duas vezes, um da Física e outro da Química.

Mais à frente, teremos o Centro Histórico (Património da UNESCO) com o Palácio Real que visitaremos e ficaremos deslumbrados com a sua riqueza e obras de arte. 

Palácio Real de Varsóvia

Sala de Audiências do Palácio

Seguiremos para a Praça Municipal, cheia de vida, onde todos se encontram

Praça Municipal

Mais à frente teremos a Barbacã, erguida em 1540 e que fazia parte das fortificações que defendiam a cidade. Hoje é um espaço muito bem recuperado. 

A barbacã foi muito destruída durante a segunda Grande Guerra 

O tempo é curto para tanto que precisamos de ver. 

Para que a memória não esqueça os crimes nazis, faremos um minuto de silêncio junto às casas onde viviam famílias de origem judaica e por isso foram assassinadas.

Fotos de locais onde moravam famílias assassinadas

Não podemos deixar de ver a Catedral para apreciarmos a beleza da imagem da Virgem Negra, motivo de culto e muito respeito por parte dos fiéis. 


Vamos terminar o dia num grande parque: - O Parque Lazienki, onde milhares de pessoas passeiam todos os dias e as famílias passam aos domingos, onde não se paga para entrar, numa abertura permanente ao bem estar colectivo e à Cultura do Povo.. 

Chopin sob a árvore que representa as mãos e os dedos de um pianista

Veremos o monumento a Chopin e é quase certo que junto dele passearão noivos acabados de casar e fazem do Parque Lazienki um local de passagem obrigatória. 

Daqui a pouco teremos de voltar para as nossas casas. 

Teremos de voltar a Varsóvia e outras cidades da Polónia, todas de grande beleza. 

Esperamos que tenham gostado do passeio.

Bom resto de Domingo.


Sem comentários: