segunda-feira, 9 de maio de 2016

SINTRA: QUEM RESPONDE PELA COMUNICAÇÃO DA CÂMARA?

A Comunicação Camarária tem responsabilidades institucionais que implicam o máximo rigor e controlo do que é difundido para o público, pelo menos para esse.

No dia 28 de Abril, uma notícia no site da Câmara com notória falta de rigor levou-nos a abordar o tema em 4 deste mês, pelos desvios entre o título e conteúdo da informação.

Agora, mostramos outra do dia 4 deste mês, cuja leitura recomendamos. Esperámos a correcção até hoje, mas na verdade deve ser para assim continuar a ser lida.




Em primeiro lugar, a visita não foi à União de Freguesias de Sintra, devendo evitar-se ilusões nos munícipes desse enorme território quase abandonado por Autarcas.

Segundo, quase citando uma a uma as localidades, pingaram promessas para além das eleições previstas para 2017. Foi um leque abrangente de promessas às populações. 

A meia verdade do título: - "Câmara investe mais de 7 milhões em S. João das Lampas e Terrugem até 2008" e a meia verdade do final: "...7 milhões dos SMAS até 2018".

O ar pouco risonho, antes preocupado, dos presentes, é um registo.

Todos sabemos que os SMAS, embora Municipais, têm a sua própria estrutura, bem definida, em relação às responsabilidades assumidas perante os utilizadores.

A menos que, agora, aos SMAS sejam cometidas as responsabilidades camarárias decorrentes da gestão do território, além do tratamento e gestão de resíduos.

Ou poderá inferir-se da notícia que o dinheiro virá dos SMAS?

"Esta freguesia vai ter muito investimento no espaço público "(...) até 2018, quer em reperfilamento e arranjo de vias". Palavra de Autarca...que acaba mandato em 2017.

"Esta freguesia" que não é a União de Freguesias de Sintra. 

A notícia torna-se, pois, confusa...ou talvez não. Dependerá dos objectivos estruturais da mesma, mas não seria descabida uma Comunicação preocupada em informar bem.

Obviamente que nada se insere em pré-campanha eleitoral...



Nota: Já hoje a notícia no site da Câmara passou a referir União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem. 

Além disso, passado pouco tempo, deixou de estar em destaque no site da Câmara. 


Sem comentários: