quinta-feira, 14 de abril de 2016

SINTRA: SANTA EUFÉMIA PODIA TER CICLOVIA DE MONTANHA

Em plena época de "Crescimento Inclusivo", ou, como soe dizer-se, de "Protocolos", Projectos" e "Requalificações", o Berço de Sintra (Santa Eufémia), justifica algo.

No entanto, não um algo qualquer. Algo que dê nas vistas, que seja prometido, que possa ser visível lá para finais de 2017. Que cause espanto e gostosamente aplaudido.

A Rua de Santa Eufémia é colectivamente proscrita: - Centenas de viaturas a usam para aceder à Parques de Sintra; esquecida pelo Parque Natural; indiferença da Câmara.

Todo o dia servindo a empresa que ostenta prémios da melhor em quase tudo, inclusive em conservação, estranha-se que nenhum olho faça por conservar a Rua que a serve.

Às vezes, a inflação de prémios - e medalhas - tem efeitos nefastos nestas distracções, talvez devido a não ser por lá que entram entidades oficiais ou camarárias.

Quanto ao Parque Natural, quem aprecie o que aqui foi apresentado, tirará ilacções.

Fica a Câmara Municipal, putativa gestora do território, a ser responsabilizada.



Está assim, quase intransitável, a Rua de Santa Eufémia... 

Quem ame Sintra, aprecie a história e goste de visitar Santa Eufémia e a sua fantástica (aqui sim...fantástica) paisagem, sentirá um baque no coração pelo estado da Rua.

Na moda, quarta ciclovia (primeira de montanha)

Confessamos não esperar alvíssaras por segredos que não o são, pois nestas coisas a programação e promoção de imagens e promessas, tem prestadores qualificados.

Além disso, a via exibicionista corre sempre perigos, se os políticos forem instáveis, fáceis espalhadores de promessas ou novidades para uso dos arautos disponíveis.

No nosso caso, limitamo-nos a sugerir e arquivar na pasta de Assuntos Pendentes.

Se protocolar a recuperação da EN117 "não foi fácil" e teve êxito (era obrigação da Estradas de Portugal), pavimentar a Rua de Santa Eufémia é uma obra inclusiva. 

Daí a sugestão da primeira ciclovia de montanha (quarta de Sintra).

A ênfase dada a futuras ciclovias (uma delas, a de Ouressa, mais do que "fantástica" será mesmo fantasiástica) suporta que se tente apanhar a onda e sugerir uma quarta.

A Câmara Municipal, após requalificação do pavimento da Rua de Santa Eufémia - talvez em Protocolo com a Parques de Sintra - anunciaria o Projecto da nova Ciclovia.

O êxito desta quarta ciclovia, que nada teria a ver com próximas eleições, estaria garantido por trepadores de excelência com elevada pedalada ascensional. 

Seria, ainda, mais um excelente pretexto para se taparem os buracos...

Não se intua, do texto, que tenha intenções negativas sobre quem quer que seja.



Nota: Não se exija aos responsáveis pela gestão deste vasto território que conheçam Santa Eufémia. Santa Eufémia é mais que um Adro devassado diariamente por viaturas de todo o tipo.

Santa Eufémia está intima e fortemente ligada à Democracia, pois ao longo de muitas dezenas de anos foi local de celebração (quantas vezes disfarçada) do Primeiro de Maio.

Santa Eufémia faz parte do imaginário de muitos trabalhadores, gente do Povo Humilde, que levando seus farnéis lá conviviam e celebravam.

Certamente, antes do próximo Primeiro de Maio, a Câmara fará a reparação da Rua de Santa Eufémia.

(Dizemos Primeiro de Maio e não Um de Maio)



4 comentários:

Nuno disse...

Caro Fernando...

E no topo dessa Rua está o antigo edificio que já foi a Pousada da Juventude, entretanto abandondado...
E agora temos uma "nova" pousada prometida com um investimento de 600 mil € com a CMS a ser inquilina da IP (Ex.REFER) por 2 mil €/mês.....

E esta hem?

Fernando Castelo disse...

Caro Nuno, muito grato pela sua visita e contribuição para melhor aprofundamento da nossa vida concelhia.

Estamos sempre a ser surpreendidos...

No entanto, a antiga Pousada da Juventude (no Edifício das Matas Nacionais) foi recentemente recuperada (não vi por dentro) pela Parques de Sintra, que para isso levou ao abandono das instalações que estavam cedidas à GNR. Por sinal, era a GNR que garantia a segurança no local, depois disso talvez seja bom termos cuidados ao ir lá a certas horas do fim do dia e à noite.

Quanto à nova dita Pousada da Juventude vamos a ver no que dá...depois da triste história do Hotel Netto que justificaria conhecer-se as condições de venda e plano de pagamento...parece que daqui por alguns anos ainda a Câmara aguarda o pagamento.

Um abraço

António disse...

Ao ver estas fotos pouco esclarecedoras eu fico um pouco indeciso, será que é mesmo degradação do piso? Não será antes o novo tipo de asfalto antiderrapante? Quanto aos edifícios para a pousada da juventude também não percebo muito bem este negócio, mas segundo os números referenciados parece-me que sairia mais barato a CMS construir nos seus próprios terrenos este empreendimento, do que ir fazer filhos em mulher alheia? Vejamos então, a IP tem os imóveis em estado avançado de degradação, a CMS vai investir na recuperação do espaço, demolindo para de seguida proceder a uma nova construção e ainda vai pagar uma renda exorbitante? Não se percebe muito bem este tipo de negociatas!

Fernando Castelo disse...

Caro António, grato por mais uma das suas visitas.

Quanto às fotos foi o melhor que se conseguiu, porque merecia ser filmado...mas a minha pedalada talvez não aguentasse até lá ao alto. Portanto, a ciclovia não seria para mim...

Da Pousada, ou pretensa Pousada, ou iludida Pousada isso sei pouco. Se fosse amigo de Queiró, parece que Administrador da CP ou Refer, talvez soubesse explicar.

Um abraço e volte sempre