sexta-feira, 1 de abril de 2016

SINTRA, FINALMENTE TEMOS OBRAS E...NOVIDADES

Por vezes as histórias acabam bem. Outras estórias arrastam-se sem que a maior parte das pessoas as imagine ou consiga saber os porquês...por vezes debaixo dos olhos.

HOTEL CENTRAL, livre da agressiva estrutura 

Em 19 de Dezembro de 2014 (por favor, para rever clique) este blogue - em primeira e única mão - alertou sobre uma enorme estrutura a ser colocada no Hotel Central.

Ao longo dos tempos, diversas vezes voltámos ao preocupante assunto sem que se vissem as medidas para a reposição na situação anterior e reparação dos azulejos.

Admirava-nos que Património protegido pela UNESCO, não exigisse medidas imediatas de reposição por parte do Presidente Camarário, que conhecerá bem o Hotel Central.

Hoje, mostramos o Hotel Central sem a agressiva estrutura.

Edifício liberto da Estrutura montada em Dezembro de 2014

CÚPULA DO CAFÉ PARIS, recuperação em marcha

O Hotel Central e o Café Paris, situados na zona classificada como Património da Humanidade em 1995, pertencem ao mesmo grupo empresarial.

Há uns anos, também a cúpula do Café Paris foi retirada, surgindo a indicação de que seria substituída por uma nova devidamente respeitadora da que tinha sido removida.

Cúpula do Café Paris faz parte da riqueza histórica e arquitectónica de Sintra 

Sobre a Estrutura e a Cúpula, a Alagamares, associação preocupada com a defesa do património histórico (clique por favor) também manifestou uma posição inequívoca. 

Decorridos tantos anos, também nos dizem que a nova Cúpula está praticamente concluída, sendo colocada uns dias antes das eleições autárquicas de 2017.

MINI-CICLOVIA, a "fantástica" obra urbana

Segundo fontes conhecedoras, a próxima inauguração de uma mini-ciclovia (que seria a segunda...mas chamando-lhe urbana será a primeira) ficará na história de Sintra.

Aqui atravessada pela saída do posto de combustível

Neste ponto a mini-ciclovia é atravessada para se entrar no posto de combustível 

Diz-se que a faixa de rodagem automóvel será reduzida nalgumas zonas 

Será, segundo nos disseram, um novo conceito em ciclovias, permitindo o saudável convívio entre ciclistas que exigem ar puro e o monóxido de carbono dos carros.

Incentivando a cultura ciclística, estarão a ser feitos estudos (a razão do atraso) para se instalarem semáforos em zonas da mini-ciclovia atravessadas por outros acessos.

Aguardam-se manifestações de regozijo por parte de agremiações ligadas ao ciclo-turismo, não excluindo a criação do Prémio "Pedalar...é Bom...é Bom".

Não possuindo fontes privilegiadas, chegam-nos rumores de ofertas a fazer aquando da inauguração, abrindo em breve as inscrições segundo regras a divulgar.

Quase prontas para entrega aos felizardos...adultos e crianças. Estejam atentos

Para já, correspondendo ao entusiasmo pela mini-ciclovia, dizem-nos que serão oferecidas bicicletas aos primeiros 50 inscritos, contemplando 30 adultos e 20 crianças.

Segundo especialista em marketing, também não admiraria uma alargada distribuição de camisolas amarelas, com um ou dois rostos azuis estampados para memória futura.

Será o prenúncio de uma escalada de obras até à eleições de 2017?

Pelo menos, por hoje, temos novidades...




1 comentário:

Fábio Manolo disse...

A via esta em obras ainda, é cedo para tecer conclusões precipitadas. Ando de bicicleta e ainda bem que a vão ligar Mem Martins à Portela de Sintra, reduzindo assim a faixa dos carros para andar com segurança.Cumprimentos Fábio