sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SINTRA: GRATIDÃO A AUTARCAS? DIFÍCIL PÔR UM GOSTO...

Em cada dia, há sempre más surpresas sobre a falta de cuidados de Autarcas de Sintra para com a população da Abrunheira e sua qualidade de vida.

A população vai sofrendo por tudo, até por presidências abertas, tão fechadas que não mereceram entusiasmo de ninguém, nem geraram gratidão dos residentes.  

Compreende-se. Vive-se de agendas incompletas, adequadas a visitar sem ver, sem olhar, sem conhecer...daí redundando não haver problemas a resolver na UF de Sintra.

Pode dizer-se que o resultado é sempre fantástico, ainda por cima se reconfortado com um almoço no Trilho ou Curral dos Caprinos (restaurantes do mesmo grupo). 

Arrasta-se a falta de estruturas básicas. Transportes deficientes à mercê da operadora que os vai eliminando. Crianças andarão a pé quase um quilómetro até à Estrada.

Gratidão a Autarcas? Já basta que se desloquem em viaturas suportadas pelos impostos pagos pelos munícipes, os mesmos que andam a pé e os vêem passar. 

À chuva, com sacola pesada, sem transporte, este jovem tem de estar grato aos Autarcas? 

Será que os Autarcas, pelo alheamento sentido, pensarão que as nossas crianças se enrijam debaixo da chuva, do vento e do frio? Obrigado não...obrigados somos nós.

Aproximando-se eleições, que promessas fantásticas irão calar os corações mais descrentes? Mais uma rodada mais umas promessas. O vazio cíclico. O nada.

A insustentável entrada da Abrunheira

Desde 2008 que a Câmara, com o envolvimento da Junta de Freguesia de S. Pedro, construiu a mais aberrante solução para os problemas de trânsito na Abrunheira.

A coisa merecia constar do Guiness, tal a panóplia da generalizada falta de respeito.

As imagens que seguem, levam a perguntar porque despendeu a Câmara muitos milhares de euros dos munícipes num projecto que deu os resultados conhecidos.

17.02.2016 (14:32h). à direita na EN249-4. À esquerda, outro estaciona sobre a passadeira

Abençoado sinal, que só pode merecer gratidão pelo desrespeito que fomenta

Na zona, as preocupações com o bem estar da população e gestão do território estão bem expressas, melhor que palavras, nas imagens que se seguem:

Três pinos deitados abaixo, tornam o passeio (des)pinado para "servir" viaturas 

Nem a passadeira dos peões escapa ao "entusiasmo" dos automobilistas (já tem ervas) 

Os anos passam. Os meses correm. Tudo vai piorando. Os bens destruídos levam meses para a sua reparação com custos suportados pelos contribuintes.

Instituiu-se a infracção generalizada, a desobediência ao sinal. Grassa o desrespeito pelos outros cidadãos, peões e automobilistas que precisam de passar nessa via. 

Há quase oito anos que o problema foi avisado, mas a indiferença da Câmara vingou e, progressivamente, agravou-se sem solução. Agora, o fenómeno transcende a razão. 

Num entroncamento, camioneta descarrega na curva...carro entra pela esquerda

Carros deixados à frente de outros.  À direita, um veículo pesado em cima do passeio 

Não são os habitantes da Abrunheira que fazem isto. São vítimas desta má qualidade de vida, pelo serviço da concentração quase monopolista de um negócio.

Os Autarcas (UFSintra e Câmara Municipal) desconhecem?

Não actuando, são administrativa e politicamente culpados desta má qualidade de vida.

Gratidão aos Autarcas? Sim, quando a merecerem...


2 comentários:

J.P. Gonçalves disse...

Raramente a merecem.
Dê aqui uma voltinha pela Urbanização de Vale Flores e arredores. A Abrunheira não é caso único. Infelizmente é assim por quase todo o concelho.

Fernando Castelo disse...

Estimado J.P. Gonçalves,

Muito obrigado pela sua visita. Na realidade, pelo que nos vamos apercebendo, o abandono grassa por quase todo o concelho e poucas preocupações se notam por parte dos responsáveis.

É nossa obrigação lutarmos contra este estado de coisas, pois um dia poderemos acordar em condições cada vez piores.

Grato,

Fernando Castelo