quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

SINTRA E MUNIQUE OU O RIGOR NO PODER LOCAL

Da Câmara Municipal de Sintra, no dia 27 de Novembro de 2015...

Às 9,30 horas partiria do Largo de S. Pedro uma comitiva anunciada com o pomposo e desgastado nome de Presidência Aberta, para visitas a locais devidamente definidos.

Digamos que, salvo erro grosseiro da nossa parte, uma Presidência Aberta tem outra amplitude, inclusive apelos aos residentes para exporem os problemas que sentem. 

Parece que, agora, a simples presença do Presidente - obrigado a conhecer o território - se transforma em Presidência Aberta, com os riscos decorrentes da insuficiência.

Chamemos-lhe, então, Presidência Aberta, uma denominação tão do agrado, com obrigações acrescidas no cumprimento de Horários previstos no Programa.

Passava das 10 horas e a ausência do Presidente Camarário no local da partida, ponderados os seus rigores, era susceptível de causar preocupações nos esperantes.

O autor deste texto, que gostaria de acompanhar o Programa mas estava fora do país, tem informações fidedignas que apontam a partida com quase 50 minutos de atraso.  


O programa, atingido pelo atraso original, levou a que a comitiva saltasse de uma AUGI para a Escola da Abrunheira, junta à Zona do Plano da Abrunheira Norte, por uma via lateral, evitando a polémica entrada na Abrunheira que exige solução adequada.

Assim, nessa dita Presidência Aberta, goraram-se as hipóteses de apreciação das gravíssimas implicações que o aumento de tráfego trará para o interior dessa Aldeia.

Por fim - não constando do Programa - surgiram, certamente por acaso, alguns coordenadores do Plano da Sonae que simpaticamente falaram sobre o Plano.

Que populações foram ouvidas? Que decisões decorreram da Presidência Aberta?

...À Rathaus de Munique...no mesmo dia 27 de Novembro de 2015

Os visitantes deste modesto blogue, recordarão que nos referimos à Abertura dos Mercados de Natal em Munique, no Programa às 17 horas do dia 27 de Novembro.

Num exemplo de rigor, às 16,59 horas silenciou-se a orquestra típica e, de imediato, às 17:00 horas em ponto, o Ober Burgomestre Dieter Reiter interveio para a Cerimónia.

Foto tirada às 17:00:16 horas, momentos depois do início da Cerimónia

Foi essa a hora anunciada. Foi essa a hora cumprida. Foi essa, antes de mais, a prova mais exemplar da consideração para com todos que quiseram estar presentes.

Dez minutos depois, a majestosa Árvore de Natal estava iluminada pelas suas 2500 lâmpadas, seguindo o Concerto da Abertura às 17,30 horas.

Pragmatismo, organização, respostas eficazes às grandes e pequenas necessidades. 

Exemplos...que dizem muito mais do que está escrito

Estamos perante exemplos que permitem ilacções. Na grande Munique - ou nos pequenos municípios, como o nosso tão íntimo Landsberg do Lech - os eleitos não esperam por portas abertas...empurram-nas porque têm pressa em resolver.

São municípios onde o alto conceito do cumprimento e desenvolvimento leva os autarcas a pedirem aos habitantes a indicação dos problemas que são precisos resolver.

Presidência Aberta ou Reunião de Trabalho?

Por cá, entramos no campo da vulgaridade, foi assim naquele dia e outros teremos, ocupando quadros que poderiam estar a tomar decisões nas sua funções.

Ficamos sempre à espera dos Planos, da concretização dos Protocolos, de tudo o que é anunciado e nos desgasta nas esperanças. Vivemos enrolados em nós próprios.

Não admira que estejamos cada vez mais longe do futuro.


Sem comentários: