domingo, 22 de novembro de 2015

SINTRA: IMPORTÂNCIA ECONÓMICA DOS MERCADOS DE NATAL

Imagine-se que a CM de Sintra decidia, de forma organizada e atempada, instalar stands Natalícios no Largo fronteiro ao Palácio da Vila, na Volta do Duche, na pedonal da Heliodoro Salgado e, até, à volta do Museu de Arte Moderna, ou

nas escadarias do Palácio da Vila, alternando com a Varanda dos Paços do Concelho, se exibissem grupos musicais, orquestras regionais e diversos coros, ou

nas arcadas interiores dos Paços do Concelho ocorresse uma exposição de presépios.


Presépio de Lisboa (Museu de Scheleisseim)

Além de artistas, é de crer que adeririam pequenos comerciantes, produtores, artesãos, especialistas em doces e petiscos, tantos deles a queixarem-se da crise que passamos.

Ou teríamos críticas de elites finaças, sôfregas de se insinuarem como de direitos quase exclusivos em Sintra, incapazes de discernir sobre a evolução das sociedades?

Estamos convictos de que seria uma excelente forma de se abrirem os casulos de ouro que se instalaram na Vila Velha e que alguns tentam preservar com unhas e dentes.

A Câmara de Sintra volta ao Reino de Natal, agora mais alargado

No ano passado, o Município de Sintra organizou o primeiro  "Reino de Natal"  como referimos neste blogue, saudando a importância da realização de tal evento.


Sintra - "Reino de Natal", 2014

É justo dizer-se que a iniciativa Camarária do "Reino de Natal" teve assinalável êxito Social, chamando a Sintra muitas famílias e oferecendo alegria a milhares de crianças.

Mesmo assim, houve quem se incomodasse com o elevado número de visitantes, já que algumas peças da nossa sociedade ainda não se ajustaram às novas realidades.

Também, no contexto, aludimos aos Mercados de Natal como positivos para a economia local (p.f. clique), dando exemplos altamente positivos do que se passa lá fora.

Sabe-se que o "Reino de Natal" deste ano será alargado, nomeadamente ao Terreiro Rainha D. Amélia, com um bazar e venda de produtos artesanais. Será mais um passo para que no futuro se possam instalar pequenos negócios na Volta do Duche.

No entanto, é pouco entendível que, nesta quadra, as portas do "Reino" não estejam todos os dias abertas, já que parece só abrirem entre Quintas-feiras e Domingos.

Admitimos dificuldades e, mais, que possam existir pressões para se limitar a grandeza do evento, mas Sintra é de todos os sintrenses e só ganha abrindo-se a esta economia.

Sintra é um território vasto onde todos são iguais, pelo que não há uns com mais relevância que outros, vivam ou visitem o Centro Histórico ou Casal de Cambra.

Chamar-se "Reino de Natal" ou "Mercados de Natal" não importa se ajudar a pequena economia sintrense, reactivando a tradição do Natal, tão querida de D. Fernando II.

Sintra - "Reino de Natal", 2014 (Encenação de D. Fernando II com a família)

Formulamos votos para que seja superado o êxito do "Reino de Natal" do ano passado.

Felicitamos, pois "Homens (ou Mulheres) sem acção não passam da cepa torta".




Exemplo Institucional nos Mercados de Natal da Baviera


Pátio interior da Rathaus (visto da Torre principal)

Dia 27, às 17 horas, da varanda da Prefeitura de Munique, o OberBurgumestre  Dieter Reiter fará a Abertura Oficial dos Mercados de Natal 2015 (Christkindlmarkt).

Mais do que a tradição que remonta ao século XIV, os Mercados de Natal geram milhões de euros em receitas a favor de centenas de pequenos comerciantes.

Pela cidade (e toda a Baviera) centenas (milhares) de pequenos stands venderão artesanato, decorações natalícias, comidas, bebidas, doces e espetadas de chocolate...

Descendo a Neuhauser Strasse e a Kaufingerstrasse desafia-nos o doce cheiro das amêndoas a torrar com baunilha ou do tradicional Glühwein (vinho quente).

Músicos e outros artistas de rua exibem os seus dotes...e que dotes apreciamos.

Todos os dias, às 17,30, na varanda da Rathaus (Prefeitura) haverá música ao vivo com conjuntos e coros, entre eles o Coro das Crianças da Escola Internacional de Munique. 

Árvore de Natal faz parte da organização exemplar

14 dias antes da Abertura Oficial dos Mercados de Natal, o Corpo de Bombeiros de Munique inicia o processo de colocação da Árvore de Natal (um grande pinheiro) na Marienplatz, frente ao edifício da Rathaus. Como sempre, a Árvore terá 2500 luzes.


Árvore de Natal de 2015 (com cerca de 15 metros) - Agitação da montagem no passado dia 12 

A oferta da Árvore constitui elevada Honra para um município bávaro (sempre diferente). Este ano coube a Ruhpolding (município perto da Áustria), que por isso ocupará o pátio interior da Rathaus com stands de promoção turística da sua região e...glühwein.

No dia seguinte, começou a montagem dos stands, aprontando-os para a abertura.

Hoje, lá estavam os comerciantes a arranjar os seus espaços, pois tudo terá de estar pronto (e estará) a funcionar na próxima Sexta-feira quando Dieter Reiter inaugurar.

Esta, a outra face da Organização e empenho Institucional. 

Nestes momentos conturbados, desejamos a todos os nossos Amigos um Natal Feliz e que novos e bons tempos se avizinhem para as suas vidas. 



Sem comentários: