terça-feira, 17 de novembro de 2015

ABRUNHEIRA, ALDEIA FORA DO MAPA AUTÁRQUICO?

A 5 quilómetros do Centro Histórico de Sintra e na mesma freguesia, a Abrunheira é o maior núcleo populacional e onde se tem desenvolvido o maior Centro Empresarial do concelho, com inegáveis reflexos na economia e criação de postos de trabalho.

Mais população, mais famílias jovens e crianças com direitos ao bem estar e à segurança a que os autarcas da Freguesia e do Município terão de responder.

Salvo meritórios passos no campo Social, a Abrunheira parece ser um território postergado, onde a trituradora indiferença prejudica residentes e quantos a visitam.

Trânsito na Abrunheira: Impõe-se uma solução urgente

A principal via interior (Ruas do Forno/Humberto Delgado), apesar do limite de velocidade (40 Kms) converte-se numa pista ameaçadora de vidas, sendo infrutíferos os pedidos de lombas como as colocadas por todo o lado...menos na Abrunheira. 

Em Junho deste ano (clique por favor)  insistimos sobre a entrada da Abrunheira. Mais recentemente demos exemplos, para que os Autarcas escutem e resolvam.

A entrada na Abrunheira já era complicada - o óbice estaria na falta de espaço para uma Rotunda - quando os serviços camarários, em 2008, a complicaram mais.

Desvalorizando algumas opiniões de residentes, surgiu uma inesperada solução para disciplinar o trânsito no local...construindo-se mais estacionamentos...

Claro que o objectivo seria servir toda a população, mas redundou em benefício quase exclusivo de um estabelecimento no local, com graves repercussões no tráfego.   

Comparem-se as diferenças e se valeu a pena o dinheiro gasto pela Câmara Municipal:

Era assim em 2008, antes das obras municipais

Passou a ser assim, depois da obras municipais

Agravou-se o trânsito, desrespeita-se um sinal e as autoridades terão outras missões. 

Descargas obrigadas à via pública e passadeira de peões (disponível) para estacionar

Um sinal que pouco ou nada vale pelo quase permanente desrespeito

A vitória da confusão, com trânsito praticamente bloqueado

Sabendo-se disto, em condições normais já estaria resolvido. Não há responsáveis?

Plano de Pormenor da Abrunheira, também entra nisto?

Segundo o Plano apresentado à Discussão Pública, em vez de se ajudar a resolver os problemas de trânsito na Abrunheira, antes serão agravados pelo previsível aumento de tráfego no interior da Aldeia, interditando ligações através das vias do Plano/Sonae. 

Não iriam as filhós ao gato se, com o nome da Abrunheira, se previssem soluções integradas que, servindo a população e empresas, melhorassem a qualidade de vida.

A menos que, agora, surjam modificações sugeridas aquando da Discussão do Plano, pode pensar-se que, ou há gato, ou a Abrunheira está fora do Mapa concelhio. 

Justificaria que, antes do Plano, a placa indicativa da "Abrunheira" estivesse a poucos metros da passagem aérea pedonal e tenha sido mudada para 300 metros à frente...

Por artes desconhecidas, a placa "andou" 300 metros, quase até ao fim da Zona do Plano 

A placa "ABRUNHEIRA" estava onde se assinala com um círculo. Porque foi retirada daqui?

A suportar a teoria de que a Abrunheira está fora do Mapa Autárquico, mostramos o estado em que se encontra a Passagem pedonal. Ninguém responde pelo seu perigo.

Os carros vão passando em baixo...as pessoas andam por aqui 

Estes são apenas alguns exemplos das dificuldades de gestão de um território, tão perto…mas tão longe da Vila de Sintra, da qual faz parte como uma Aldeia Satélite.

Muito mais haverá para mostrar. Limitamo-nos a estas já que os responsáveis comuns pela gestão do território terão outras opções prioritárias e históricas onde brilhar.

De qualquer modo, desde já podemos garantir que a Abrunheira está sempre de portas abertas, pelo que não se torna necessário aviso prévio para que as abram.

E, ao serem sempre bem-vindos, a Abrunheira será metida no Mapa de Sintra.


Sem comentários: