sexta-feira, 4 de setembro de 2015

SINTRA, TÃO LIGADA À HISTÓRIA DE CASCAIS

Quantos saberão que Cascais já fez parte do concelho de Sintra? Foi em 7 de Junho de 1364 que o Rei D. Pedro I outorgou "carta de vila a Cascais"  apartando-a de Sintra.

Como sabemos isto? Não, não queremos passar por historiadores...



Numa excelente exposição nos Paços do Concelho sobre a história de Cascais, ficamos a conhecer estes e outros belos momentos da História de Portugal. 

As visitas são gratuitas e saímos muito mais ricos nos conhecimentos.


Cascais, sempre uma excelente opção para passear

Aproveite o Domingo e, depois de visitar a Câmara, suba a Av. D. Carlos I até à estátua deste monarca e siga pelo Passeio D. Maria Pia até ao Marégrafo. À direita, com entrada igualmente gratuita, tem a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz.

Aprecie as antigas construções, agora visíveis graças a um longo e dedicado trabalho de especialistas, completadas com histórias por vezes chocantes de outras épocas.

Exterior da Fortaleza

Parte da prisão onde estiveram presos políticos atingidos por um surto de cólera

Não deixe de subir à Torre de Santo António, de onde pode desfrutar de imagens fantásticas que enriquecerão o seu Banco de Imagens. 

Bela vista sobre Cascais com o Marégrafo em primeiro plano

Ali perto - acedendo gratuitamente à Cultura - no Museu Condes de Castro Guimarães apreciará belas e valiosas obras de Pintura Naturalista (*), nomeadamente de Columbano, Malhoa e José Júlio Sousa Pinto.

Columbano

Malhoa

José Júlio Sousa Pinto

Ficam as sugestões para Domingo, com votos de que o passe bem. 


(*) - Colecção Millennium BCP




Sem comentários: