terça-feira, 15 de setembro de 2015

SINTRA: LEMBRAR MILY POSSOZ

Mily Possoz, discreta mas prestigiada figura de Sintra

Durante mais de 20 anos, praticamente até quase à data do seu falecimento, Mily Possoz viveu no Centro Histórico de Sintra, no nº. 3 das Escadinhas da Fonte da Pipa.

Nesta casa viveu Mily Possoz

A porta de acesso à habitação da grande artista (o número 3 das Escadinhas da Fonte da Pipa)

Que bem ficaria e que prestigio seria para a História de Sintra que existisse uma Lápide a identificar a casa onde viveu uma inequívoca figura das Artes e pessoa distinta.
  
Quem era esta grande mulher, de aspecto franzino, que pintou Sintra nos mais diversos pormenores? Da sua história de vida, encontrámos um soberbo trabalho de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, por Maria Pilar Antunes Mendes.

Sem "amigos de peito"

Embora residindo, em permanência, no Centro Histórico, a Senhora passaria quase despercebida, facto que não lhe granjeou "amigos de peito" que se empenhassem em recordar o local onde viveu com uma simples lápide, como simples ela era.

Mily Possoz, tão sintrense como os melhores, foi apenas um dos expoentes máximos do Primeiro Modernismo Português, ao nível da pintora Maria Helena Vieira da Silva...

Artista em desenho, pintura, gravura e ilustração, as suas obras espalham-se desde os Museus de Arte Moderna e do Chiado até várias Fundações no Estrangeiro.

Paysage à Sintra (imagem de Place des Arts, Paris)

Também encontrámos interessantes referências a Mily Possoz numa página da Web que recomendamos (clique por favor), onde se podem rever a Capa e belíssimas páginas do Livro da 2ª. Classe que vigorava em 1958:

Capa da autoria de Mily Possoz

Credora do reconhecimento e homenagem 

A Câmara Municipal, na sua Colecção de Arte, possui obras de Mily Possoz, onde as paisagens de Sintra foram artisticamente reproduzidas para a História.

MIly Possoz foi uma das mais prestigiadas artistas da sua época e é credora do reconhecimento público pela sua Obra e dedicação a Sintra.

"Sintra - Castelo dos Mouros e Palácio da Pena" gravura sobre papel (retirado do www.blogger.com)

Que razões terão levado a que em Sintra não haja uma Rua, uma Praça, com o nome de MIly Possoz? Curiosamente essa Homenagem foi feita em Cascais.

Talvez uma falha dos historiadores sintrenses que a Câmara Municipal poderá reparar.

Digamos, até, que 47 anos depois da sua morte, o nome de Sintra está perpectuado nas sua obras, devidamente apreciadas em muitas Colecções Públicas e Privadas. 

Faltam uma Lápide onde viveu, Rua ou Praça de Sintra em sua Homenagem.

Estamos a tempo de corrigir a ingratidão de ter sido esquecida.



Sem comentários: