sexta-feira, 3 de julho de 2015

"SR. GELADO", HERDEIRO DA GELADARIA "ROMA" NA JOÃO XXI

Lembrar os gelados da Av. João XXI, em Lisboa

Com o calor a recomeçar, não resistimos a recordar outros tempos em que ir a uma geladaria era um hábito, uma tradição de namorados e de famílias.

Quantos se lembrarão da esplanada da fábrica de gelados "Sibéria", no Arco do Cego, frente à escola Lusitânia Feminina e passagem de tantas alunas do Filipa?

A "Sibéria", depois de comprada pela Olá, foi perdendo aquela mística que nos levava a comer uma boa cassata...sentados na agradável esplanada. 

Nessa época, destacava-se outra geladaria na Av. João XXI, salvo erro a "Pinguim" e mais tarde "Roma", onde os gelados nos desafiavam...a belos e agradáveis momentos.

Subia-se a Guerra Junqueiro até à Mexicana, passava-se a Praça de Londres e era logo na geladaria da João XXI, que obrigatoriamente se comia um gelado. 

Outras vezes, à saída do cinema Londres, as pernas já conheciam o caminho...

Para lá do hábito, era o desejo, a qualidade dos gelados, o sabor de uma época.

Hoje, com prazer, convido-os a recuperar ou apreciar os antigos sabores.

No CascaisShopping, um bonito e estilizado carrinho do Sr. Gelado, leva-nos a essa viagem de recordações, ao apaladar de algo que nos faltava recordar. 

Gelados feitos à moda antiga

São as mesmas receitas passadas de geração para geração, de avô para neto, que hoje nos permitem fechar os olhos e, entre dois pedaços de gelado, sonharmos.

Quantos momentos belos da nossa vida passámos nas mesas daquela geladaria que um dia fechou? Quantos Verões ali passeámos na nossa juventude?

Ao recordarmos os sabores dos gelados de antigamente, podemos oferecer às nossas crianças um gelado totalmente diferente daqueles a que se habituaram.

Deliciados, olhamos o carro a pedais que percorria as ruas, vemos a espátula que raspando o gelado enche o copo ou o cone, só falta o pregão "gelado fresquinho".

Talvez lá nos encontremos desafiando memórias de outros tempos...com sabores.

Fica o convite.

Bom fim de semana.

Sem comentários: