quinta-feira, 11 de junho de 2015

SINTRA: "PUZZLE" DE HORÁRIOS E DEFESA DOS UTENTES

"Puzzle" do horário saltitão na linha de Sintra

Com a entrada em vigor no próximo dia 14, a CP consegue criar uma imensa confusão na oferta de transportes ferroviários em Sintra, um serviço que em qualquer parte da Europa, sendo mais urbano que Suburbano, exige prestações frequentes e regulares. 

Aliás, apenas para lembrar aos responsáveis que não se terão apercebido disso, a Linha de Cascais é igualmente Suburbana...mas lá não se passa o mesmo que em Sintra. Há um Horário, está afixado, todos os utentes sabem - em rigor - que comboio apanhar.


Horário dos comboios da CP na linha de Cascais. Qual a semelhança com o da Linha de Sintra? 

Na Linha de Cascais, o Horário sem saltinhos indica as 69 circulações entre Cascais e Cais do Sodré e outras tantas em sentido inverso. Mais 33 entre Oeiras e Cais do Sodré e as 33 de regresso. Comboios semi-directos ajudam a reduzir o tempo da viagem. 

Horário da Linha de Sintra

Vejamos, por curiosidade, o Horário que ainda vigorará até ao próximo dia 13, no qual havia uma certa regularidade nos horários ao longo do dia:

Horário de Dezembro de 2014 e condicionalismos da altura

Exceptuando as partidas do Rossio ao minuto 53 (a última é às 19,53) todas garantem aos utentes transporte directo dentro do período laboral normal. Mas agora, como é?

Basta olhar para as inscrições dentro dos coloridos para se notarem as diferenças:

Horário de 14 de Junho de 2015 e os condicionalismos futuros das circulações

Com o novo horário, quem viajar do Rossio para estações entre Cacém e Sintra ficará bem pior, pelo que é uma ilusão olhar-se para o todo sem ler as restrições.

A defesa dos utentes

No quadro apresentado, se o problema atingisse certas áreas do território com pendor para captação de votos nas eleições que se aproximam, a curto ou média prazo veríamos o empenho militante para defesa das massas. Mas Sintra está fora do L123.

Em Sintra e Cascais, há quem trabalhe em Lisboa e quem de Lisboa vá trabalhar. Além disso, são destinos turísticos de excelência que a CP não pode desconhecer.

Em tese, a Câmara Municipal de Sintra terá de exigir transportes ferroviários adequados à população de Sintra que fica de fora da Coroa, tal como se garante em Cascais.

Espera-se que a Câmara seja a efectiva defensora dos utentes de toda a linha de Sintra.



(*) - Lá por fora, onde a CP provavelmente não precisa de ir buscar ensinamentos, os caminhos de ferro têm horários coordenados com toda uma rede rodoviária, garantindo mais rápidas ligações para se atingir o destino.

Por cá, nem isso se verifica, nem tal preocupação se nota, verificando-se - quantas vezes - que viaturas de transporte rodoviário até abalam no exacto momento em que os comboios entram nas estações. 


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