quarta-feira, 10 de junho de 2015

SINTRA: CP "INVENTA" PUZZLE COM NOVOS HORÁRIOS...

Coisas do arco da velha. Talvez sejamos nós a estar enganados. Ou será que o aproximar de festejos populares ajuda à distracção dos responsáveis?

Isto porque não são notadas reacções ao verdadeiro puzzle que, a partir de 14 deste mês, fará parte do entretenimento dos viajantes de comboio na Linha de Sintra.

Um olhar rápido sobre a grelha até nos dá ilusões. Justamente, mais cómodas ligações para estações no trajecto de Oriente, Alverca ou Azambuja. 

Até parece que o mesmo se passa nas ligações de e para o Rossio. Será assim?

Tal como nos contratos se devem ler as letrinhas mais pequenas, no caso do horário agora estabelecido pela CP devemos ler os quadros coloridos que estão em baixo.




Se estivermos atentos e verificarmos os horários das primeiras e últimas partidas constantes dos quadros coloridos, o entusiasmo é capaz de esfriar.

Em termos práticos, as ligações directas entre Sintra e Rossio passam a ser de meia em meia hora, quando actualmente são de 15 em 15 minutos. 

Claro que a CP, pelo meio, arranjou uns comboios que vão depositando os passageiros pelas estações ao longo do percurso, fomentando transbordos e exercício físico.

Aliás, pelo horário, nota-se um pormenor riquíssimo: De Sintra, aos 50 minutos, um único comboio partirá de manhã (às 5,50 h), talvez por algum interesse especial.

Outro pormenor também a apreciar: Do Rossio, aos 31 minutos, também apenas um comboio irá servir os sintrenses, circulará apenas entre as 20,31 h. e 00,31h.!

O mérito da confusão

Onde terá a CP ido buscar esta verdadeira inovação em termos de caminhos de ferro? Não foi, certamente, a países que dedicam muita atenção a esse transporte preferencial.

Claro que estes novos horários têm méritos que não podemos olvidar: a confusão criada aos utentes terá êxito garantido. O desconforto passa a estar incluído no preço. 

Esquecem-se que, para os sintrenses, o comboio é quase o único meio de acesso à capital...a menos que os utentes se vejam obrigados a recorrer à viatura privada.

Pergunta final

Terá sido o projecto destes novos horários que esteve na base da reunião entre membros do Executivo da Câmara Municipal de Sintra e a CP? Mereceu acordo?

Estamos em crer que não seriam estes os pressupostos, convictos de que, além de tudo, trata-se de um serviço público de transportes para a segundo mais importante concelho do País e integrado na Área Metropolitana de Lisboa.

Aguardemos os próximos capítulos.


Sem comentários: