segunda-feira, 25 de maio de 2015

"SINTRA INSPIRATION": MODA DE ESTRANGEIRISMO?

Talvez por acaso, uns dias antes da votação em Assembleia Municipal, tivemos o vídeo "A Sintra Inspiration" (clique por favor para rever) promovendo o News Museum.

O vídeo, de belos espaços sintrenses, fala-nos em língua estrangeira, de um Museu com nome estrangeiro, de figuras estrangeiras. O logótipo é estranho: @Lisboa_Sintra.

Ainda não há muito tempo, havia quem, com indisfarçável vaidade, quase exultasse por 93% dos visitantes de Palácios e Parques serem estrangeiros...

A versão museológica em Bites a Zebibytes, sem Obras Expostas, silenciou especialistas locais e fez esquecer o Museu do Brinquedo e a defesa da língua pátria. 

Promoção que obriga a gestão camarária

O vídeo promocional, só apresentando maravilhas a um público-alvo quase galáctico, obriga o Executivo Municipal a acções rápidas que padronizem a vida com o vídeo.

Só assim se evitarão desilusões terrenas por comparação do virtual com a urbe real.

Vale da Raposa em 2007 (antes da inspiração)

Fox Valley in 2015 and the green that Byron did not see. After the inspiration.

Damos este exemplo, conscientes de que a vida não se compadece com adiamentos ou falta de soluções para direitos fundamentais comuns a residentes e visitantes.

Ora, o vídeo "A Sintra Inspiration", poderá ser a chave que abrirá uma nova plataforma de comunicação e promoção turística em Sintra, substituindo a actualmente existente.

Se tal sucedesse, o mesmo grupo, depois da inspiração manifestada antes da aprovação, teria outros horizontes abertos quer em Sintra quer na Área Metropolitana.

Em qualquer situação, é bom não esquecermos a língua Portuguesa, a 5.ª mais falada no mundo e, essencialmente, nossa. 

2 comentários:

Nuno disse...

Sobre o "News Museum" em Sintra....

Quem é a Associação Acta Diurna e quando se constituiu ?

No dia 19 de Março de 2015, tomaram posses os corpos sociais da Associação Acta Diurna e ocorreu a primeira reunião da direcção num dos gabinetes do conhecido “29”, uma das instalações do edifício onde se localiza o Grupo LPM Comunicação.

A direcção é constituída por mim próprio, pelo João Paixão – que é o responsável máximo pelo projecto do museu – e pelo Rodrigo Moita de Deus – que tem a seu cargo a direcção criativa do mesmo. Presidente da Assembleia Geral: Dr. João Teives; Presidente do Conselho Fiscal: Dr. Floriano Tocha.

Quem é o Grupo LPM?

Sob a gestão da LPM Comunicação estão cerca de 100 projetos de comunicação e mais de 80 clientes. Alguns dos clientes da LPM são Banco Espírito Santo, Isabel dos Santos, ZON, Unicer, Futebol Clube do Porto, Turismo de Lisboa, Coca-Cola Company, McDonald's, Nike Inc, Unitel, Auchan, ERA, Abbott Laboratories, Pfizer Consumer Healthcare.

É uma consultora independente, de capital português e com sede em Lisboa mas que, através da deslocalização de equipas ou de parcerias com outras consultoras de relações públicas, atua também a nível internacional, nomeadamente em Espanha, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Bélgica, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

A empresa tem como fundador e administrador Luís Paixão Martins e como Diretora-Geral Catarina Vasconcelos. No total trabalham na LPM 75 consultores, gestores, técnicos, assessores, designers, produtores e analistas de Comunicação. É o maior empregador nacional do sector.


Quem é Luis Paixão Martins? ("Sponsor" do projeto)

Interessou-se pela rádio logo quando estudava no Liceu Camões, em Lisboa, cuja ERE – Equipa Radiofónica de Emissão integrou em 1967. Em 1971 iniciou então a atividade profissional como locutor na Rádio Renascença. Ali profissionalizou-se como apresentador de programas.2

Em 1986, deixou a profissão de jornalista para se dedicar ao conselho em comunicação e relações públicas. A LPM Comunicação, empresa que fundou e que lidera desde então, conta no seu portefólio com alguns dos mais importantes grupos empresariais portugueses e diversas companhias globais numa grande multiplicidade de sectores. Luís Paixão Martins colaborou também nas campanhas eleitorais de José Sócrates (1.ª maioria absoluta da Esquerda em Portugal), Cavaco Silva (1.º candidato de Direita eleito Presidente) e candidaturas para outras autoridades políticas em Portugal, Angola e Cabo Verde.3

Em 2007, solicitou à Assembleia da República a criação de uma “credenciação específica” para os profissionais das agências de comunicação, lançando a discussão em torno da atividade de lóbi em Portugal.
Em 2012, fundou o conceito Hybrid Public Relations, uma metodologia de ponta para integrar toda a comunicação das marcas e organizações com os media e os públicos.

Quem é Rodrigo Moita de Deus? (que tem a seu cargo a direcção criativa do mesmo.)

Bloger do 31 da Armada, Militante do PSD, e conhecido pelo hastear da bandeira monárquica nos paços da Câmara de Lisboa.
De acordo com o blog 31 da Armada:
"É casado e tem dois filhos lindos. Não acerta com a profissão e por isso já foi jornalista, publicitário, consultor, cronista, escritor, assessor e não obrigatoriamente por esta ordem. Adora escrever mas é viciado em política. É crítico do capitalismo selvagem, do liberalismo, do lucro, da exploração do homem pelo homem e da subvalorização do papel da mulher. Por isso mesmo é de direita. Culto, sereno e inteligente, só perde as estribeiras quando lhe perguntam se é alguma coisa ao Moita Flores."

Fernando Castelo disse...

Estimado Nuno, muito obrigado pelo enriquecimento que trouxe a este blogue e pelo que nos parece - apenas falhou no seu nome mais completo (desculpará por não saber mais do que Nuno) considerando que o nome é o maior património que uma pessoa pode ter.

Noto que, de comum com LPM, temos o facto de frequência do Liceu Camões (no meu tempo Liceu Nacional de Camões) eu antes de por lá aparecer um Reitor de nome Sérvulo Correia.

De qualquer forma, perante pessoas inequivocamente ligadas à causa de políticos portugueses, talvez fosse mais adequado que o nome do Museu se estribasse na nossa língua.

Tudo o resto compreendemos e, salvo opinião mais competente, a LPM poderá desempenhar um papel mais alargado ao serviço da imagem de Sintra como destino turístico, acabando com algumas situações aqui já denunciadas, como exemplo um magote de personalidades a vender produtos à porta da estação da CP e as deficiências do pseudo posto de atendimento, sem capacidade de atendimento e...fechado a horas nobres.

Os meus cumprimentos