domingo, 26 de abril de 2015

PARQUES DE SINTRA: AS PORTAS QUE ABRIL NÃO ABRIU...

Empresa de capitais públicos zangada com Abril ou com a Juventude? 

Ontem, depois da intervenção do Presidente da Câmara e sua mensagem de confiança no futuro, recordando um conselho que fez a uma jovem assistente, estávamos longe da indignação que nos envolveu ao chegarmos ao Palácio Nacional de Sintra.

Com efeito, no Dia Histórico comemorativo da data que também libertou os portugueses das restrições Culturais, a Empresa Parques de Sintra - Monte da Lua não abriu as suas portas para a entrada gratuita, pelo menos, aos jovens com menos de 18 anos.

Por exemplo, os preços para entrar no Palácio Nacional de Sintra (que é de todos os portugueses) constavam da seguinte tabela: 


Outras tabelas e preços existiam nos Locais Patrimoniais geridos pela mesma empresa pública (Palácios Nacionais da Pena e Queluz, seus Parques, mais Castelo dos Mouros, Monserrate e Capuchos

No passado dia 6 de Abril, já aqui tínhamos destacado que crianças de Sintra, em dias normais da semana, tinham visitado - gratuitamente - diversos espaços Culturais em França...direito que não conseguem usufruir nos Parques e Palácios de Sintra. 

Ontem, ficaram-nos preocupantes reservas sobre os gestores, porque não há distracções. A entrada livre de crianças não iria comprometer o nosso (deles) dinheirinho, visão tantas vezes louvada que, depois, se aplica em políticas anti-Culturais.

Ontem, a Parques de Sintra - Monte da Lua, empresa na dependência do Ministério do Ambiente e não da Câmara Municipal, mostrou que o 25 de Abril, com a sua colaboração activa, ainda não mereceu o entusiasmo dos gestores responsáveis.

Esperemos que no próximo 25 de Abril, alterado o Quadro Accionista e com a Câmara Municipal a mostrar que só existe uma Autoridade Gestora de Sintra, se faça a Festa.

Ontem foi um dia escuro...num Dia que podia ter sido lindo para as crianças de Abril.


3 comentários:

Margarida Mota disse...

Eles não querem saber disso,amigo.Então o ministro da educação não é o 1º a dizer que é melhor ter um país com pouca educação e formação?À moda de Salazar,quanto mais ignorantes,melhor,porque assim são mais manipuláveis,mais apáticos...cultura,para quê?O futebol chega....Ai meu amigo..para onde vamos nós?eu ainda continuo a dizer.....SEI QUE NÃO VOU POR AÍ!

Fernando Castelo disse...

Estimada Margarida, não sei se da Administração da PS-ML alguém esteve presente nas comemorações do Município. Certamente não, mas à cautela não sei se, pelo menos, não terão nomeado algum representante...pareceu-me alguém lá metido mo meio.

Anónimo disse...

Venho por este meio falar do Parque José Pinto Vasques, em Lourel, devido ao completo abandono em que se encontra e completamente vandalizado.
Em tempos um lugar simpático, bem tratado. Hoje, a avaliar pelas garrafas encontradas, deve servir para encontro de copos com a agravante de vandalizar o que encontram como por exemplo atirar sinais de trânsito para o rio!
Será que a Junta (ex-S.Maria e S.Miguel) decidiu "abandonar" o local? As autoridades locais onde andam?
Obrigado pela atenção. Bom 1º de Maio.
Manel.