sábado, 8 de novembro de 2014

SINTRA: DOMINGO? VENHA ATÉ S. PEDRO...

No próximo Domingo apanhe um pouco de ar fresco e passeie descontraidamente por S. Pedro. Era uma freguesia importante em Sintra, hoje é um bairro, um lugar, pode dizer-se que concentrador de história, mas como freguesia foi vendida por dez réis...

Em S. Pedro há um conjunto de património riquíssimo, sem igual nas freguesias do concelho de Sintra, para natural orgulho da grande maioria dos SaoPedrinos.

Da Igreja da Penha Longa à Capela de S. Lázaro, temos o Palácio Nacional da Pena e o Castelo dos Mouros (ambos gratuitos aos Domingos para residentes em Sintra e pagos pelos outros portugueses (!!!)), o Chalé da Condessa d'Edla e Santa Eufémia. 

Não sendo dia da tradicional feira, se vier de carro pode estacionar na Praça D. Fernando II. Depois, a pé, faça um trajecto pela Calçada José Joaquim Gonçalves que, à direita, tem a Rua Rio da Bica. Prove a água fresca que corre de bicas tão antigas.



Mãe d'Água

Se subir a Santa Eufémia gozará de uma paisagem fantástica com o Cabo Espichel e a Serra da Arrábida no recorte. Um velho eucalipto irá tirar-lhe o acesso visual (mas gratuito) ao Palácio da Pena. Na descida, logo em frente de imponentes ruínas, visite os

A história


Interior da sala de espera dos banhos

A este tempo, o estômago já está dando sinais de vazio. Regresse à Praça e tem várias sugestões para uma boa refeição num ambiente calmo e agradável. 

Vários restaurantes no Picadeiro

Cruzeiro

Antes de partir, aprecie o Cruzeiro, deite um último olhar em volta e não deixe de se sentar, apreciando os belos azulejos do fontanário, construído em 1928 pela "Junta de Freguezia" que já não existe...mas isso é a parte triste de uma outra história.


Votos de que sugestão tenha sido útil e ajudado a desfrutar de um bom Domingo.





Sem comentários: