segunda-feira, 17 de março de 2014

SINTRA: FINALMENTE, UM SITE DIGNO DA CÂMARA MUNICIPAL

Ainda em fase de construção, o site da Câmara Municipal de Sintra (www.cm-sintra.pt) apresenta-se com a dignidade institucional exigida, enquadrando-se no figurino moderno de informação e relacionamento público de que andava muito arredio.


O novo espaço, que em poucos meses mudou a imagem cibernética de Sintra e a espalhou pelo mundo, confronta-nos com o que foi uma triste realidade nos últimos 12 anos em matéria informativa e objectivos pretendidos.

Como munícipe pouco dado a bajulices, não posso - apesar desse princípio - omitir parte da mensagem do Sr. Presidente da Câmara: "Esta entrada de Sintra no século XXI, dá a conhecer a vida autárquica em todas as suas vertentes".

O que se pode esperar

A seu tempo, pela certa, a transparência da vida autárquica em todas as suas vertentes (havia quem falasse em patamares...) será a realidade. No entanto, para uma maior confiança, alguns pormenores poderão ser prioritários.

Urge que sejam de novo disponibilizadas informações sobre as Reuniões de Câmara, teor mais completo das propostas apresentadas, proponentes e resultado das votações, indicando quem as aprovou ou recusou.

Por outro lado, no conceito participativo da vida autárquica, certamente que todas as forças com representatividade terão o seu espaço para apresentação dos seus projectos e análises, ajudando à formação cívica dos leitores e munícipes.

E, sendo a Assembleia Municipal o mais elevado órgão autárquico, em matéria informativa sejam seguidos os mesmos princípios utilizados para a Câmara Municipal.

Finalmente, apesar de outras sugestões que possam surgir, seria interessante que todos os 11 autarcas eleitos disponibilizassem - para mais directo relacionamento - os seus endereços electrónicos institucionais, mesmo que geridos por equipas de apoio.

Embora com atraso de 14 anos sobre o início do século XXI, tudo indica que Sintra vai dar saltos de gigante em variados campos, sendo o da informação determinante para a confiança dos munícipes.

Que o novo site permita positivos horizontes aos sintrenses. 


1 comentário:

Fernando Castelo disse...

NA PÁGINA DO FACEBOOK, A ESTE PROPÓSITO, PEDRO MACIEIRA DO BLOGUE RIO DAS MAÇÃS ( http://riodasmacas.blogspot.pt) ESCREVEU: "Caro Fernando Castelo, É verdade que o site da CMS merecia vários arranjos - o novo é mais atraente, mas a foto do cabeçalho já não está actualizada desde Agosto de 2013. Actualmente com a cumplicidade de várias (muitas) entidades, existe uma torre metálica de 50 metros junto ao Farol que não permite já fazer a foto (verdadeiro ícone) que está publicada, infelizmente...Abraço"