terça-feira, 25 de março de 2014

SINTRA: CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2014...

DIA 18 DE MAIO, SOB O LEMA: "AS COLECÇÕES CRIAM CONEXÕES"

Com razoável antecedência, a Câmara Municipal de Sintra terá todas as condições para que a comemoração do Dia Internacional dos Museus 2014 seja um êxito cultural assinalável, digno da sua valiosa colecção de obras de arte.

Não vivemos um momento qualquer. Aprovaram-se princípios para uma nova dinâmica urbana com alargamento da área de intervenção. A Cultura surge no horizonte. A proposta adicional de "Um Quarteirão das Artes" dinamizará a vida local.

Acresce que o site da Câmara - realmente novo e sugestivo - no bloco SINTRA MUSEU VIRTUAL DE ARTE nos desafia - de graça - à apreciação da arte, expressa em centenas de obras de prestigiados artistas, muitas altamente premiadas.


Talvez a obra mais antiga da colecção. "Caminho de Monserrate", óleo de Hoffmann

A Colecção Municipal de Arte (Sintra) é das mais ricas do País, com autores que fixaram para sempre as imagens, juntando a arte com a vida, as pessoas e os locais mais diversos da nossa terra. Estiveram cá e gravaram a história única de Sintra.

Neste quadro, o Dia Internacional dos Museus 2014, a celebrar em 18 de Maio, desafia as obras a libertarem-se dos armazéns para serem apreciadas à luz do dia em toda a sua beleza e dotes dos autores. Devem cativar-nos e fazer sentir o que expressam.

Museu de Arte Moderna um espaço de excepção  

O Museu de Arte Moderna é o espaço mais nobre e capaz de receber a valiosa Colecção de Arte ligada a Sintra, mantendo-a acessível ao desenvolvimento cultural.

Justificando a proposta, apresentam-se algumas peças da Colecção: 


"Telhados de Sintra", aguarela de Paulo Ossião, 1º. Prémio nas Jornadas de Pintura de Sintra

"Rua do Arco", óleo de João Mário

"Alto do Penedo-Serra de Sintra", óleo de Mily Possoz, vencedor do Prémio Columbano em 1951

"Azenhas do Mar", aguarela de José Maior , recebida da Sala-Museu Paula Campos

Neste tão próximo Dia Internacional dos Museus, com que alegria as portas do Museu de Arte Moderna se abririam para que todos pudéssemos - durante longo tempo - apreciar o valioso espólio de que o nosso Município é possuidor.

Que nas filas as crianças possam apontar os "Telhados de Sintra", ou os mais crescidos revivam o romantismo dos seus namoros juntos à "Rua do Arco" do Teixeira.

E será sempre digno lembrar Mily Possoz, que residiu no Centro Histórico de Sintra junto à Fonte da Pipa, sem que exista uma lápide na casa a recordá-la. Ela que foi Medalha de Ouro do Júri Internacional de Gravura, no ano de 1937. 

Depois, rever as falésias de Sintra que José Maior soube reproduzir.

O enorme lote de grandes artistas incluídos na Colecção

Imaginamo-nos na Exposição: Entre outras, as obras de Clément Serneels ("Primavera em Sintra"); José Ribeiro ("Palácio Nacional de Sintra"); Alfredo Keil e Rafael Bordalo; Duarte Saraiva ("Palácio da Pena") e Dias Sanches ("Feira das Mercês").

Fica aqui a sugestão, que - a ser possível de considerar - redundaria (estamos convictos) numa inegável acção de prestigio para o nosso Concelho e para os responsáveis em toda a Estrutura Cultural.

Como tudo funciona mais rápido, talvez estejamos ainda a tempo...

É preciso, isso sim, fazer a "conexão" do virtual ao "real".



Nota: Com a vantagem de ser Património próprio.




Sem comentários: