quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SINTRA: PEQUENAS OBRAS QUE VALEM COMO SINAL...

No Centro Histórico de Sintra não são precisos grandes gastos para se ajudar à melhoria da imagem que durante tantos anos se foi perdendo.

É justo que se destaquem algumas pequenas obras, indiciadoras de que há quem esteja mais atento e queira - sem rodeios - preocupar-se com a resolução.


Aqui, durante muitos anos, a acumulação de lixo em frente ao Hotel Lawrence's chocava passeantes e quantos se preocupam com a preservação dos lugares. Agora foi limpo apresentando o aspecto que se mostra. E não é um espaço qualquer.

Falando com João Rodil, um homem de cultura sintrense, ele lembrou-me Os Maias, onde Eça de Queiroz descreve este espaço: "No muro em frente ao Lawrence, preguiçavam dois burriqueiros à espera dos ingleses para os levar à Pena". 

O círculo indica a argola onde os burros eram atados.

Em baixo dois exemplos da solução para que os peões caminhem no passeio, pois as árvores, crescendo e com raízes, obrigavam a desvios para a via pública.

Volta do Duche, junto ao Parque dos Castanheiros

Rua Consiglieri Pedroso

Uma nova postura virada para a imagem dignificante de Sintra? Confiemos que sim, pois nem sempre é preciso aludir a elevados custo para justificar o que não é feito. Com empenho dos técnicos e serviços, não é preciso muito dinheiro...só vontade.

Feitas as pequenas coisas, sobra mais dinheiro para as outras...trazendo satisfação a quem vê esses pequenos pormenores.


Sem comentários: