quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SINTRA: EM VEZ DE ESPERAR...VOU A LISBOA VER O ARCO...

Em Sintra, os adeptos de pequenas coisas, daquelas que se podem resolver facilmente sem elevados custos associados, continuarão sentados. Não valerá a pena, por agora, insistir noutras, porque as pequenas "encomendas" aguardam acções.

Desafiado pelo Turismo de Lisboa no site que o serve em primeiro lugar e Sintra surge em baixo, ainda sem entender como uma Lismarketing passou a gerir o turismo de Sintra em substituição de profissionais competentes, resolvi fugir para Lisboa.

Segui o ritual que muitos leitores deste espaço não arriscam, mas que continuo a recomendar sem reservas: - Um pastelinho de "bacalhau com ele", na antiga Casa Chinesa, por sinal ainda bem portuguesa, ali à entrada da Rua do Ouro:

Claro, sempre com a atenção da D. Arminda

Confortado, os passos levaram-me à Rua Augusta que àquela hora da manhã é calma e nos faz recordar o tempo em que o ardina ia retirando jornais da sacola, dobrava-os com um nó e os atirava - certeiro - para a varanda de um qualquer 5º. andar...

De súbito o "Arco Triunfal da Praça do Comércio" estava sobre mim, desafiando-me a ir lá ao alto, ver Lisboa como nunca tinha visto. E que maravilhas se podem ver de lá.

Adquirido o bilhete à Lismarketing (apesar de Lis, será a mesma de Sintra), a primeira parte da subida é de elevador, seguindo-se uma escadaria interessante, a Sala do Relógio onde se pode ler CULTURA e outra bela escadaria para o miradouro.

A belíssima escadaria do segundo lanço 

Bela imagem da Praça do Comércio, Cais das Colunas e Rio Tejo

Mecanismo do relógio e seu tac-tac

Os Correios e suas viaturas

Os edifícios não têm culpa do Ministério das Finanças se ter aqui instalado

Esculturas de Célestin Calmels: Glória, Génio e Valor  (hoje que contradição!)

Rua Augusta até ao Rossio e o casario da baixa lisboeta e suas águas-furtadas

Estive no miradouro algumas horas, recebendo amigos alemães que se sentiam como que voando num encantamento indescritível que os acompanhará até à tão bela cidade de Landsberg am Lech na Alta Baviera. 


À partida, um registo especial: o toque do sino, que acima está reproduzido.

Meus amigos. Não percam a visita ao Arco Triunfal da Praça do Comércio.



Nota: Foi-me pedido e tenho muito gosto em deixar a história do Relógio do Arco da Rua Augusta, incluindo a versão em alemão, que o Jürgens e a Frida aguardam para mostrar aos amigos e vizinhos.







Sem comentários: