quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PASSARAM 96 ANOS SOBRE A REVOLUÇÃO RUSSA

Segundo o Calendário gregoriano (o nosso), hoje - 7 de Novembro  - perfazem-se 96 anos sobre a segunda fase da Revolução Russa. Pelo Calendário Juliano a data reporta-se a 25 de Outubro.

Também se deve referir que a Revolução Russa teve duas fases: a Revolução de Fevereiro e a de Outubro, aquela a que nos estamos a referir.

A Revolução de Outubro, liderada por Lenin, viria a dar origem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, estado independente que existiu entre 1922 e 1991.

Uma longa história poderia ser relatada, com incidências boas e más na vida dos povos, apoiantes e inimigos, progressos e atrasos. A alusão à Revolução Russa foi um excelente pretexto para lhes mostrar uma moeda talvez única em Portugal:

Moeda Comemorativa dos 50 anos da Revolução Russa, que circulou na URSS
 
Tinha o valor de 1 Rublo
 
1917-1967, 50 anos da Revolução Russa
 
As mudanças que o mundo sofreu. As novas sociedades e as desilusões. Algumas contradições no socialismo, entre elas o aburguesamento, deram espaço aos capitalismos desenfreados, assassinos sem rosto, sem regras, sem princípios.
 
Hoje, milhões de seres humanos arrastam-se pelo mundo sem comida, sem espaço digno para dormirem, escravizados pelos detentores do poder económico conseguido à custa do trabalho árduo e quase escravatura dos que lhe produzem a riqueza.
 
Daí que novas convulsões se avizinhem. A médio e curto prazo, a continuidade de políticas de repressão económica e social levará os oprimidos e explorados para patamares de luta em que o risco de vingança não estará excluído.
 
Foi assim em 1917.
 
Seria bom que os governantes meditassem nisso.
 
 
 
 
 
 

1 comentário:

olivia palito disse...

Boa noite
Adorei o seu post a respeito da revolução russa .Porém gostaria de lhe informar , sem nenhuma prepotência , que eu também tenho uma moeda igual a essa. Foi meu pai que me ofereceu .
Mas gostaria de lhe perguntar se a sua ao girar no eixo horizontal, o lado contrário fica de cabeça para baixo? Pq a minha fica , e acho estranho hehehehe
Melhores cumprimentos
Carolina Rodrigues