sábado, 25 de maio de 2013

CASTELO DE SIGMARINGEN, respeita a HISTÓRIA DE PORTUGAL

No passado Sábado, graças aos baixos preços que a DB Bahn oferece aos fins-de-semana, saí cedo de Munique para ir até Sigmaringen - cidade capital do distrito com o mesmo nome - no estado federal de Baden-Württemberg na Alemanha.
 
Nas margens do Danúbio, a bela cidade de Sigmaringen tem um imponente Schloss ligado à história de Portugal, por nele terem vivido a rainha D. Estefânia, a infanta D. Antónia de Bragança e D. Augusta Vitória que casou com D. Manuel II. 

A bela entrada do Castelo
 
Pátio interior do Castelo
 
Frente à rampa da entrada, antes da porta interior, como uma sentinela, temos do lado esquerdo um brasão português, com a coroa, sete castelos e as cinco quinas.
 
As importantes ligações de Portugal à nobre famílias dos Hohenzollern-Sigmaringen
 
Percorrem-se os corredores e as belas salas e salões do schloss recordando a que viria a ser a nossa rainha D. Estefânia, casada com D. Pedro V e que, nascida noutro castelo de Sigmaringen, nestes espaços viveu em criança.
 
Avança-se e vemos os quartos, as camas, os aposentos onde a infanta portuguesa D. Antónia de Bragança, filha da nossa rainha D. Maria II, partilhou a vida com seu marido o principe Leopoldo de Hohenzollern-Sigmaringen.
 
Envoltos nas recordações, parece-nos sentir os passos da princesa Augusta Vitória, que também em Sigmaringen casou com o nosso rei D. Manuel II.
 
Em honra da princesa D. Antónia, um dos espaços mais nobres do castelo é a Galeria Portuguesa, onde ocorrem jantares de gala, celebrações e concertos. 
 
Devido a restrições fotográficas, recorro a este postal para mostrar a Galeria Portuguesa
 
,Antes da saída, passamos pela riquíssima colecção de armas e armaduras.
 
Fora do castelo, em ruas limpas e locais históricos com esplanadas, a economia funciona, com milhares de pessoas a ocupar todos os espaços livres.
 
Junto-me a elas, sento-me e bebo uma  Dunkelweizen da Erding...
 
Breve passeio para as últimas fotos da cidade e do Castelo de Sigmaringen.
 
Um recanto
 
Capela no Monte em frente à cidade
 
Ciclovia e zona pedonal nas margens do Danúbio
 
Vista da cidade com o castelo bem destacado
 
Regressei à bahnhof de Sigmaringen para os 250 quilómetros do regresso a Munique.
 
Não consegui desligar-me do respeito que, ainda hoje, merecemos por esse mundo fora, com reflexo no acolhimento aos que emigram para trabalhar.
 
O nosso desprestígio - hoje - assenta numa cáfila de políticos quase apátridas, que nos envergonham e procedem de tal forma que - lá fora - ninguém acredita.
 
 
Nota: O bilhete de ida e volta para 4 pessoas (por ser fora da Baviera) custou 44 euros...11 euros por pessoa!
 
 
 
 
 

Sem comentários: