sábado, 5 de janeiro de 2013

SINTRA, PENSÃO BRISTOL agora SINTRA BOUTIQUE HOTEL...

Depois do embargo que durou vários anos, com inegáveis prejuízos para o seu proprietário e  para o turismo de Sintra, o espaço que era a "nossa" Bristol foi devidamente recuperado, passando a denominar-se Sintra Boutique Hotel.

Perguntar-se-à sobre as motivações, talvez pouco ponderadas, que criaram - durante alguns anos - uma nova referência em Sintra como aquela enorme grua, verdadeiro esqueleto  com um dedo apontado a alguém que pouco deu a cara.


 

Sucede que, levantado o embargo, tudo se processou normalmente, sem alterações  significativas. E os responsáveis pelo embargo? Todos calados...

Nesta nossa terra tudo se complica quando cheira a desenvolvimento, surgindo sempre umas pretensas vozes autorizadas, especialistas com nariz farejador de todos os perigos. Os resultados estão à vista.

O Senhor João Pascoal muita paciência teve para não abdicar da reconstrução da antiga Bristol, tão necessária para o segmento turístico de Sintra. Ele, que poderia ter exigido uma elevada indemnização pelos prejuízos sofridos.

Quanto ao hotel, embora não goste do novo nome, direi que o interior está muito bonito e confortável, oferecendo todas as comodidades aos seus clientes.

Respeito pelo património

Qualquer pessoa, hóspede ou não, se tiver curiosidade, pode visitar os antigos tanques de lavagem que existiam naquele espaço, devidamente recuperados e que são uma mais-valia  para os verdadeiros amigos do património sintrense e do Centro Histórico:



Finalmente, como a história também é feita de momentos ridículos, recordarei que umas das preocupações militantes para a recuperação da Bristol se relacionava com um hipotético túnel que iria pela serra dentro...

Realmente, em zona de areão, foi feita em tempos uma escavação com cerca de 10 metros de comprimento, onde se guardavam alguns utensílios e garrafas de vinho. Acabava e pela Serra adentro só na imaginação dos inventores.

Visitei esse túnel mas, rapidamente, fugi com medo de uma derrocada.

O túnel, aquando das obras de recuperação do edifício, foi tecnicamente sustentado  - embora fechado no acesso ao interior. É esta a nova imagem: 



Termino saudando o proprietário, Senhor João Pascoal, pela determinação e teimosia que manifestou em fazer as obras e oferecer mais hotelaria em Sintra.

Tivesse acontecido o mesmo na Quinta de Santa Theresa e outro Hotel existiria. 

É de gente como o Senhor João Pascoal que Sintra precisa.







Sem comentários: