quinta-feira, 29 de novembro de 2012

VIVER EM SINTRA: ATLETAS NO ABSTRACTO...

O PÓDIO...


É comovente o entusiasmo militante, diria frenesim, das corridas e preparos para alcançar - às vezes atrapalhar - o ambicionado primeiro lugar no pódio.

Parece que é amanhã, ou depois, que o atleta pisa a pista pela primeira vez. Nada disso, há 11 anos que treina, tem feito equipa com outros, os mesmos objectivos. 

Uns tantos abstractos, colam-se ao pé-do-atleta. Ou aos calcanhares. A dedicação ao atleta surge e expressa-se rápida, não sejam outros a ficar com os sapatos do dito.

Colam-se camisolas em dorsos minguados. Cartazes, saudações, moções obrigarão o atleta a olhar por eles, talvez até lhes atire umas sapatilhas mesmo rotas.

"É só uma palmadinha para o animar" dizia-me a D.Micas do talho, que tem um pequeno problema com a ASAE e precisa de alguém que corra ao lado dela.

A Quicas, baronesa do Arco do Velho, de tão desejosa de ter tartan na pista do seu encantotomou lugar junto à meta, para lhe lembrar tudo o que precisa.

Tolan, lutador assim alcunhado desde que o navio se virou em em frente ao Terreiro do Paço, promete garantir a segurança do atleta no final da prova.

O Biquinhos está no auge. Tornou-se mais alto e visível quando, ao ver o andamento da corrida, deixou de assentar os calcanhares no chão.

O beijoqueiro ainda não apareceu. Talvez espere pela reportagem da TV. Talvez acabe por abraçar o atleta só no fim da prova. Ele que não falha estas coisas pois, em beijos, já tem um historial de pôr os cabelos em pé a quem os tenha.

A cadeira do atleta ainda está vazia, mas, à volta, já faltam cadeiras para tantos emocionados. Ainda há uma para ocupar, dos dois lados...

Vamos a ver quem ganha a corrida.

Depois, iremos tratar das nódoas negras.







 

Sem comentários: