sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SINTRA: POR UM AUTOCARAVANISMO COM ESTRUTURAS

"Há quem ainda não tenha entendido qual o principal problema desta situação ... O que se pretende é que a CMS crie infra-estruturas adequadas para este tipo de prática, seja campismo ou autocaravanismo, de forma a evitar o que está acontecer actualmente! Nunca eu vi, e viajo bastante, turistas a dormir num colchão em pleno centro histórico de um destino considerado Património Mundial da Unesco... (Anónimo)"

A mensagem foi deixada ontem. Reflecte, com rigor, o que está em causa.

Algumas mensagens recebidas nos últimos dias, não respeitando os princípios de educação e com termos ofensivos, não podem representar - de forma alguma - o espírito da esmagadora maioria dos verdadeiros autocaravanistas.

Na realidade, não basta que se comprem autocaravanas com os mais complexos equipamentos para se estacionar por aí. Há regras, há regulamentos locais, há princípios a observar. 

Evidentemente que as nódoas caem em qualquer pano, não se excluíndo que um grupo restrito acabe por afectar a imagem de um todo merecedor do maior respeito.

Durante muitos anos fui praticante da vida ao ar livre, mas sempre em parques devidamente habilitados, licenciados, fugindo de tudo a que habitualmente se chama "selvagem".

Claro que isso tem custos. Os espaços garantem condições de apoio e segurança, que se terão de reflectir nos utentes. Mas, caramba, gastar milhares em equipamentos e depois não se procurar um parque adequado para a estadia? Correr riscos para quê?

As regras locais terão de ser aplicadas e não serei eu a inventá-las: tenho-as visto e abaixo reproduzo algumas, para mostrar como o autocaravanismo também é limitado noutras paragens. Só a primeira foto é no nosso país.

Exija-se, isso sim, que a Câmara Municipal de Sintra resolva, incentive e facilite a criação de parques adequados a caravanas e autocaravanas.




Se a Câmara Muncipal de Sintra tivesse, no devido tempo, procedido de harmonia com os Regulamentos e, mesmo na sua falta, decidido no sentido de respeito pela zona histórica, não existiriam imagens como algumas das apresentadas. Outras ficam para depois.

Com votos de autocaravanismo com estruturas adequadas, as minhas saudações aos verdadeiros e cumpridores praticantes.




Sem comentários: