domingo, 15 de julho de 2012

SINTRA: DESENVOLVIMENTO OU DESEMPREGO ESTRATÉGICO?

(Artigo publicado no Jornal CORREIO de SINTRA, edição de 10.7.2012)

No passado mês de Maio, acompanhando a evolução nacional, os desempregados inscritos no Centro de Emprego de Sintra baixaram ligeiramente para 21.635 (em Abril 22.003), número que continua a gerar as maiores preocupações.

Dos 21.635 desempregados, 64,627% (13.982) possuem habilitações iguais ou superiores ao 3.º Ciclo de Escola Básica, sabendo-se que 1.828 têm Curso Superior.

É uma situação insustentável a que os responsáveis autárquicos já deveriam ter respondido com incentivos para a fixação de empresas credíveis em Sintra, garantindo trabalho a técnicos mais habilitados. Daí adviria a redistribuição da riqueza através de mais emprego, com inegáveis reflexos no bem-estar social.

Para a população sintrense, nomeadamente a desempregada, o empolamento político de gastos com benefícios sociais ou desportivos, sem correspondência em medidas para o desenvolvimento, não passa de estratagema para captação de votos.

Ano após ano, enquanto o Passivo Exigível da Câmara Municipal aumenta (em Dezembro de 2011 era de 158.556 milhões de euros) o concelho não mostra progresso na mesma proporção.

Apercebemo-nos de que, no meio de mandatos ou quando actos eleitorais se aproximam no horizonte, Sintra é deslumbrada com o foguetório lançado por várias estrelas do firmamento político, local ou nacional e no fim tudo fica na mesma.

Misturando promessas com desenvolvimento sustentável, ficam dúvidas sobre o que entendem os nossos políticos como evolução da sociedade.

Notícias enfatizadas, avidez promocional e correrias velozes aqui e ali, acabam por espelhar as incapacidades dos seus mentores, para não lhe darmos outros nomes.

A Casa das Selecções – história iniciada em 2001 – foi ilusionismo. O jornal “Record” (11.04.2002) noticiava: “Gilberto Madaíl, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Fernando Seara, seu homólogo da Câmara de Sintra, procedem segunda-feira ao lançamento da primeira pedra da Casa das Selecções, em Sintra”. Foi-se…

Da Cidade do Cinema, que em 2008 era para o presidente da Câmara de Sintra o investimento “mais relevante na Área Metropolitana de Lisboa nos próximos dois a três anos (…)”, nada se sabe passados quatro (4) anos.

Com dinheiros do jogo, que deveriam ter sido aplicados em Sintra ao longo de anos, entregou-se a uma associação de Lisboa (um dia perceberemos…) a promoção da Capital do Romantismo, enquanto que os qualificados técnicos estão em Sintra.

Em Fevereiro de 2011, o site que publicita êxitos camarários anunciava: “Fórum Sintra cria 3.300 postos de trabalho”. Um “quiosque” no Palácio Valenças recebia inscrições. Criaram-se ilusões e omitiu-se que anteriores trabalhadores iriam regressar. Entre Março e Junho (reabertura em Abril) os desempregados apenas baixaram em 255...

O Executivo sintrense, ao endividar os sintrenses em níveis nunca vistos, não se dedicou a estratégias de combate ao desemprego. Nomeações políticas e subsídios alimentaram dependentes e não a criação de unidades produtivas.

Só o fim destas políticas acabará com o desemprego como estratégia.



Sem comentários: