sábado, 6 de agosto de 2011

6 DE AGOSTO DE 1945 - PARA QUE NUNCA MAIS SE ESQUEÇA

As sirenes vão tocar por todo o Japão, numa comovente chamada.

Faz hoje 66 anos que, pelas 8,15 horas, foi lançada sobre a cidade de Hiroshima a primeira bomba atómica, causando de imediato mais de 70 mil mortes, com a maior parte dos corpos incinerados. As mortes viriam a ser mais do dobro, deixando milhares de crianças e adultos com doenças até ao fim das suas vidas.

No local, ainda hoje se podem ver as consequências da explosão da bomba "Little Boy", paradoxalmente levando a morte a tantas crianças.

Edifício Memorial da Paz - Património Mundial da Unesco

Esta a maquete da cidade, antes da explosão nuclear

A destruição foi total, tudo ficando pulverizado

Memorial às Crianças pela Paz e a Sadako Sasaki - vêem-se origamis nas vitrines

Este memorial recorda a jovem Sadako Sasaki, que viria a morrer contaminada pelas radiações e que gerou uma corrente de solidariedade com mais de 300.000 origamis feitos pelas crianças de todas as escolas do Japão.

No Parque Memorial da Paz em Hiroshima existe uma urna de pedra, com abertura, onde ainda hoje são introduzidos os nomes dos que morrem e que foram vítimas do bombardeamento.

Permitam a sugestão de um minuto de silêncio em homenagem às vítimas inocentes de tão grande calamidade.

Associo-me a quantos, pelo mundo fora, pressionam para que o risco nuclear seja eliminado e acabem as armas de destruição em massa. Nesse dia, a chama permanente que existe no Parque Memorial da Paz será apagada. Mas só nesse dia.



Sem comentários: