segunda-feira, 20 de junho de 2011

PARQUES DE SINTRA ESPERAM POR SI (*)

É PRECISO ACREDITAR...

Ontem reuni vontades e voltei à Serra de que guardo tantas memorias.

Fui à Pena, aos Lagos, mas o meu coração estava com o Chalet da Condessa D'Edla.

Que belo está tudo por lá. Como fantástica tem sido a recuperação do tão histórico património, deixando-nos avaliar a destruição de que foi alvo enquanto nos reaviva a memória daqueles momentos dramáticos a que se seguiu o abandono.

Que culpa teve a Condessa D'Edla de ser amada e ter amado naquele espaço?

Caminhos arranjados, flores bonitas e raras, edificios recuperados, belíssimos cavalos de trabalho importados mas que parecem ter nascido para viver ali, tudo a completar o sonho do nosso Parque da Pena.

Como nada devo à Empresa Parques de Sintra Monte da Lua, a qual a mim ainda menos deve, estou à-vontade para dizer umas palavras sobre o que vi e apreciei.

Justificou-se plenamente que em 2007, após importantes actos de reabilitação de edifícios e jardins, o Estado tenha delegado na PSML poderes únicos para representar na Unesco a Paisagem Cultural de Sintra. Não havia outra alternativa.

A PSML, de forma eficiente e responsável conseguiu assumir-se como a determinante entidade credenciada para o turismo de Sintra e meteu-se à obra.

À incapacidade camarária para criar parques periféricos de estacionamento e, ainda, desenvolver projectos para mais fácil acesso à Serra (a Câmara saberá porquê...) que ajudariam o turístico no Centro Histórico e nos diferentes polos de atracção, a PSML respondeu com a oferta de mais áreas de estacionamento para os seus visitantes.

Mais visitantes nos parques da Serra foi o resultado obtido por quem soube ver, estudar e resolver os problemas. Em contrapartida, no Centro Histórico temos filas intermináveis de carros, sem que os seus passageiros ponham os pés em terra.

Mas vamos ao Chalet da Condessa D'Edla:

A beleza do Chalet da Senhora Condessa

Sala em boa fase de recuperação

Escada interior reconstruída

Não perca estes imponentes fetos arbóreos juntos ao Chalet

O caminho oferece imagens como esta

Os poderosos cavalos de trabalho

Imagens e realidades como as que vi fazem-me acreditar no futuro de Sintra.

Felicito a Empresa Parques de Sintra Monte da Lua pelo esforço desenvolvido na recuperação e dignificação do Património Cultural Sintrense, sem demagogias.



(*) Embora a Câmara dê pouca divulgação, os munícipes de Sintra, comprovando-o (pode ser o documento de eleitor), têm entrada gratuita aos domingos de manhã.

É a grande oportunidade de muitos munícipes, que no seu dia-a-dia se deslocam em sentido oposto, alterarem o seu caminho habitual e deslocarem-se para Sintra e seus Parques.


3 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Castelo,

Desconhecia este espaço mas fico-lhe grato por o ter divulgado.
Irei lá em breve com os meus filhotes.

Obrigado

Maria Alice Sampaio

Sintra do avesso disse...

Caríssimo,

Mais um serviço à memória da Condessa. Como sabe, também tenho estado empenhado nessa tarefa. Ainda há tanto que fazer! Felizmente, a Monte da Lua dá-nos a garantia de que o nosso modesto empenho vai sendo considerado.
Um grande abraço,

João Cachado

Eu disse...

Sem dúvida, o próximo local a visitar quando for a Sintra!