sexta-feira, 13 de maio de 2011

SEARA PASSA A PALAVRA ou O TESTEMUNHO?


Se não estivéssemos perante eleitos para cargos na administração local, justificando respeitos bilaterais, seria levado a pensar que o vídeo abaixo sugerido não passava de uma peça de teatro, por sinal mal ensaiada.

O primeiro acto sugere a preparação da cena, que se inicia com a manifesta gratidão pelo “total apoio da nossa autarquia".

Fernando Seara entra de frente na imagem e diz “é com muito gosto que vim cá, mas vim cá a título particular. Quem representa a Câmara é o Sr. Vice-Presidente,  portanto eu vou sair daqui e vou para o título particular" , seguindo-se a saída de cena.

Notam-se risos e alguém diz: "é uma situação assim um bocado...".

No acto seguinte, o Vice-Presidente saúda "o cidadão professor Fernando Seara que está aqui, claro que não está aqui como…apenas como cidadão, é o Presidente da Câmara" e, de forma laudatória, aborda a dedicação presidencial no campo social e em apoios financeiros: - "este ano, também com investimentos a concretizar na área desportiva...".

Aos 2m e 38s do vídeo, as palavras dirigem-se ao Presidente da Câmara que tinha dito ir sair dali, mas continuava a "título particular".

A apoteose surge aos 2 minutos e 51 segundos, quando o Vice-Presidente se dirige ao Presidente (que não tinha saído) e completa: - "Eu tenho a obrigação aqui de dizer que, por sua indicação, nos últimos três anos e meio a CMS quer em infra-estruturas próprias, como por exemplo o complexo desportivo da Educa que foi comprado e recuperado em cerca de 4.000.000 de euros, quer também em apoio a infra-estruturas desportivas dos clubes, já foram investidos por parte da Câmara Municipal de Sintra 8.500.000 euros”.

Caído o pano, pensei se o aludido “complexo desportivo da Educa” era o mesmo que justificou o pedido de empréstimo bancário de 4.800.000 euros e se chamava Fitares. Se é o mesmo, terá sido mais barato? Se sim, onde foram aplicados os restantes 800.000 euros?

POLÍTICOS Á DERIVA com MILHÕES PARA DESPORTO

Fazendo fé nas palavras ditas, temos a desportiva aplicação de 8.500.000 euros durante os últimos três anos e meio, quando os mesmos autarcas salientavam - a partir de Maio de 2009, com eleições à vista – as dificuldades e abertura de 5 refeitórios escolares aos fins-de-semana, para responder às carências de alunos.

Aliás, em 13 de Julho de 2010, aquando da visita do Presidente da República a algumas escolas, Fernando Seara terá afirmado "que andou a rapar tudo o que era possível no orçamento da autarquia, para reforçar as verbas para a educação, isto é, para o apoio social (...)". E o Vice-Presidente esteve lá.

Para ajudar à imagem miserabilista que foi lançada sobre todo o concelho, no encerramento da IV Jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, Fernando Seara, na qualidade de Presidente da CM de Sintra afirmou:

"Sentimo-nos à deriva, objecto de medidas contraditórias que se vão sucedendo e destruindo, durando algumas menos do que a cinza de um cigarro que se apaga. Sentimo-nos carentes de horizontes e de rumo, inseguros e ansiosos".

Coisa estranha: - Por esta altura já os 8.500.000 euros andavam a ser distribuídos, sem cautelas de poupança nem a rapar o que quer que fosse.

São os tais mistérios sintrenses, mesmo que agora – passadas as eleições – já não se fale nas crianças carenciadas.

O endereço do vídeo sugerido:

Sem comentários: